São abençoados os que temem a Deus

POR JON GALLOWAY ─

Louvado seja o SENHOR! Como é feliz aquele que teme o SENHOR
e tem prazer em obedecer a seus mandamentos! Salmo 112.1 NVT.

Este salmo começa com vários pensamentos dignos de consideração.

(1) O salmo inicia assim: “Louvado seja o Senhor” – não é isso que nossas vidas deveriam refletir? Não deveria esse ser o pensamento que permeia todos os aspectos de como vivemos? Vivemos para louvar nosso Deus.

(2) Aqueles que servem a Deus são abençoados se o temem. A palavra “temer” nos faz refletir. Percebemos que não devemos viver em medo mortal de Deus, mas sim amá-lo, e o amor perfeito expulsa o medo, veja 1 João 4.17-19. Então, o que o salmista quis dizer?

Ao examinarmos a palavra “temor”, descobrimos que essa palavra hebraica pode significar “medo”, mas vai muito além disso. Ela transmite a ideia de reverenciar, honrar e respeitar, de ter admiração por alguém ou algo. Embora a palavra hebraica signifique literalmente “temor”, algumas traduções tentaram enfatizar esses outros aspectos.

  • “Quão abençoado é aquele que obedece ao Senhor” NET.
  • “Aqueles que honram o Senhor (…) são verdadeiramente felizes!” CEB.
  • “Felizes são aqueles que respeitam o Senhor” NCV.

Ao olharmos para todas essas traduções juntas, captamos o sentido do que é dito: aqueles que honram, respeitam e obedecem a Deus serão abençoados.

(3) Essa pessoa não apenas respeita e obedece a Deus, mas encontra prazer nisso! Eles têm “grande deleite” no que ele nos pediu para fazer. Não é assim que deveria ser?

Às vezes, podemos não gostar da ideia de sermos orientados sobre o que fazer. No entanto, quando examinamos por que Deus nos disse para viver de certa maneira, descobrimos que isso faz sentido e nos proporciona a melhor vida possível. Ao conhecermos mais sobre Deus e por que ele deseja que vivamos de certa forma, entendemos melhor e podemos encontrar grande prazer no que ele nos orientou.

(4) Há bênçãos para os obedientes, veja Salmos 112.2-5. O salmista fala sobre os filhos deles serem abençoados, sobre terem vidas boas baseadas na justiça que durará para sempre. Viver segundo o caminho de Deus, sendo gracioso, compassivo e justo, traz suas próprias bênçãos, que são como viver em uma luz perpétua.

Quando somos generosos e dispostos a ajudar os outros, descobrimos que os outros também fazem isso por nós. Viver em obediência a Deus faz sentido em todos os aspectos.

“pois ele nunca será abalado. O justo será lembrado para sempre. Ele não teme más notícias; seu coração está firme, confiante no SENHOR. Seu coração está bem seguro, e ele não terá medo, até que veja se cumprir seu desejo sobre os adversários. Distribuiu livremente aos necessitados; sua justiça permanece para sempre; seu poder será exaltado em honra. O ímpio vê isso e fica furioso, range os dentes e se consome; mas o desejo dos ímpios será frustrado” Salmos 112.6-10.

Que contraste entre dois modos de vida! Os justos, aqueles que obedecem a Deus, estão tão firmados que nada os abalará – e serão lembrados por isso. Eles não se preocupam com que más notícias possam vir, porque confiam em Deus. Você já viu aqueles sem fé em Deus que se preocupam com tudo o que acontece no mundo? O salmista os descreve como preocupados e definhando, com seus desejos resultando em nada.

O povo de Deus não precisa ser assim, porque percebemos quem realmente está no controle. Aqueles que seguem a Deus não se preocupam com esta vida, pois estão preparados para a vida eterna. Mesmo a pior coisa que poderia acontecer não é motivo de preocupação, desde que estejamos ancorados em Deus.

“Como é feliz aquele que teme o SENHOR e tem prazer em obedecer a seus mandamentos!”

Louvado seja o Senhor!

Jon é obreiro e presbítero na cidade de Glasgow, na Escócia. Ele é colunista do site Forthright. Esse artigo foi traduzido desse site.

···

Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.

Assine o site gratuitamente: