A graça de Deus salva

Notas: Este texto fará parte da nova edição do livro: Conheça a Deus, a ser lançado em breve.

Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus. Efésios 2.8.

Nessa passagem famosa, Paulo simplesmente diz que somos salvos pela graça, que é o favor imerecido de Deus. Não merecemos nada da parte de Deus. A nossa rebelião (somos todos rebeldes por causa do pecado) nos merece a morte. Deus dá de graça a salvação.

Isso não significa que a salvação não tenha condições, ou termos, mas mostra que as condições não levam uma pessoa a merecer a salvação recebida. A fé e a obediência apenas nos colocam em posição de receber o que Deus quer nos dar.

O ensino sobre a graça é mal entendido por muitos. É preciso dar muita atenção ao que a Bíblia diz a respeito. Há pessoas que “transformam a graça de nosso Deus em libertinagem” Judas 4. Infelizmente, por causa das várias ideias e ensinamentos errados, o assunto virou campo de batalha.

Mas o assunto não é difícil de entender. É preciso permanecer fiel nesta graça, Atos 11.23; 13.43, pois é possível cair dela e ficar separado de Cristo quando o falso ensino é adotado, Gálatas 5.4. Neste caso, a graça de Deus é recebida em vão, 2 Coríntios 6.1.

A graça de Deus atua em “todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível” Efésios 6.24, pois são estes que obedecem com fé aos mandamentos do Senhor. Atua naqueles que “ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade” Colossenses 1.6.

Portanto, entenda o assunto, para que você não “se exclua da graça de Deus” Hebreus 12.15.


Ontem mesmo li parte de um livro publicado por irmãos que afirmou que “a salvação pela graça contrasta com a salvação pelas obras da lei, as nossas obras e a obediência”.1 Mais tarde o autor se contradiz. O texto do livro é confuso e contraditório, pois o autor absorveu ensinamentos humanos e tentou inseri-los na sua obra.

A Bíblia ensina que a graça que salva e justifica é recebida pela “obediência da fé” Romanos 1.5; 2.6-11; 6.15-18; 16.26. Pedrou afirmou que testemunhou que “esta é a verdadeira graça de Deus. Mantenham-se firmes na graça de Deus” 1 Pedro 5.12.


  1. Lou Seckler, Chamados para ser livres, pág. 269. São Paulo: Resgate Editora, 2018. 

···

Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.

Assine o site gratuitamente: