Visão de Deus: lições de Isaías 6

O profeta mostra a única atitude possível.

POR JUNIOR PONSO ─ Por esses dias ouvi um excelente devocional do irmão Leci Fonseca baseado no capítulo 6 do livro do profeta Isaías. Nele, Isaías tem uma visão divina. Eu gostaria de compartilhar algumas ideias que podemos tirar de lá.

AS ABAS DAS VESTES DE DEUS

Deus não usa roupas, mas o profeta se vale de uma linguagem que para nós se torna de fácil compreensão para que possamos entender o tamanho de nosso Deus. Apenas as “abas de suas vestes” são suficientes para encher o templo. Comparando-se uma vestimenta comum em relação a um templo decerto que as abas não o encheriam. Só a grandiosidade de Deus é capaz disso.

REVERÊNCIA

Serafins estavam reverenciando Deus incessantemente. Aqui não se perde tempo em discutir quem são ou o que fazem os serafins pois o foco está na adoração e reverência ao Pai. Que nossas vidas sejam da mesma forma.

AI DE MIM

O profeta, diante daquele cenário, reconhece sua pequenez e sua situação de pecador ao estar diante da presença do todo poderoso. Sua única atitude é reconhecer-se falho e fraco, dependente exclusivamente de Deus. Depois do reconhecimento e confissão de sua condição de pecador lhe é providenciado a retirada e perdão do pecado.

EIS-ME AQUI

Deus pergunta a quem poderia enviar. Não que ele não saiba, mas a pergunta serve para que o profeta possa se colocar à disposição. Assim devemos também nós agirmos, nos colocando sempre ao dispor de Deus para o que ele precisar. Somos nós que devemos estar dispostos a cumprir o trabalho que Deus tem preparado para nós.

CURA SÓ COM CONVERSÃO

Deus vai dizer que o povo não entenderá a mensagem até que se convertam. Conversão é um ato individual e voluntário baseado numa mudança total de um estilo de vida anteriormente errado. É a aceitação de que é necessária uma mudança drástica do rumo de sua vida e uma mudança no sentido contrário, tomado só por aqueles que realmente entendem sua condição de pecador e dependente do amor de Deus. É uma decisão racional e não simplesmente emocional.

TEREBINTO E CARVALHO

Esses dois tipos de árvores usadas como exemplo nos trazem lições. O carvalho pode viver por séculos e chegar a 40 metros de altura, resistindo bravamente às tempestades e firmando cada vez mais suas raízes ao solo. É um exemplo de resistência e resiliência.

O terebinto também é uma árvore bastante resistente tendo uma característica especial. Ela possui uma seiva muito cheirosa que é obtida quando arrancadas suas cascas, podada ou ferindo seu tronco. Quanto mais ferido o tronco, mais a seiva exala o cheiro. Mais uma lição para o povo fiel de Deus: quanto mais sofrimento, mais coisas boas oferecemos. Mesmo que o mundo e o mal corte a árvore até o “toco”, ainda assim quem está preso a Deus irá florescer novamente.

··· Assine o site gratuitamente:


 

Deixe uma resposta