A virtude esquecida da esperança

Fala-se muito no amor e na fé; pouco na esperança.

Estou trabalhando aos poucos na segunda edição da obra: Os maiores assuntos da Bíblia. Foi esta que eu e Paulo Cesar estudamos depois da conversão dele. (É um tipo de referência de assuntos bíblicos em esboço. Ver exemplo aqui.) Um assunto que ficou para fora, porém, foi a virtude da esperança.

Minha falha é a de muita gente. Fala-se muito no amor e na fé; menos, ou pouco, na esperança. Comecei esta manhã a retificar esta falta. O primeiro ponto debaixo do tópico é: “Uma das três virtudes principais”, subtítulo este cuja ideia é tirada do texto de 1Co 13.13: “Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor”.

Talvez pensando neste texto é que surgiu a frase: “A esperança é a última que morre”. Nesta vida, porém, quem tem esperança no Senhor nunca verá morrer a “esperança viva” 1Pe 1.3.

No último dia, a esperança morrerá, sim. Para o seguidor de Cristo, a esperança morrerá ao ser realizada. Na segunda edição da obra acima citada, incluirei esta citação por um irmão comentarista:

“O termo: permanecem, significa que depois que o Novo Testamento completo tiver sido produzido, depois que os dons espirituais cessarem, ainda haverá fé, esperança e amor. Isto porque a vida em Cristo sempre necessitará de tais virtudes. A fé (que é produzida pelo ouvir a Palavra de Deus) será necessária para guiar corretamente o discípulo do Senhor, e a esperança será necessária para instá-lo a que, através da perseverança, ele possa finalmente obter a recompensa. O amor é o maior desses três, porque a fé será transformada em visão, e a esperança dará lugar à posse real, após o término desta vida. Mas o amor é eterno e existirá na vida com Deus no Céu” (E.M. Zerr).

Nosso mundo vive momento de medo e desespero. A esperança que nosso Senhor oferece nos eleva acima do mundo para aguardar uma nova realidade. Nossa experiência, ao acolhermos a mensagem de Cristo, será a mesma dos colossenses, que estavam firmados na “esperança que receberam quando ouviram a boa notícia do evangelho” Cl 1.23 NTLH.

Proclamemos a esperança de Cristo!

··· Assine o site gratuitamente: