Sobre Miqueias 3, o professor Wiersbe escreveu: “Qualquer teologia que facilite o pecado não é teologia bíblica”. Como a Bíblia não fala sobre “teologia”, vamos colocar a boa frase do professor em outros termos: Qualquer doutrina que facilite o pecado não é doutrina bíblica.
No primeiro século, havia pessoas que ensinavam “teologias” que facilitavam o pecado. Podemos pensar logo nas cartas de Romanos 6, 1 João e Judas. No primeiro verso da primeira referência, Paulo escreveu: “Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma!”
João não se agradou daqueles que achavam que o pecado não fazia diferença na vida do santo, 1 João 3.4, 7-9. E Judas alertou contra certos homens infiltrados e dissimulados no meio dos discípulos que “transformaram a graça de nosso Deus em libertinagem” v. 4.
Em Miqueias 3, profetas proferiam palavras por interesse financeiro. Dá-lhes algo para mastigar, v. 5, e pronto! sai profecia ao seu gosto. Líderes e autoridades pensavam que, por serem povo de Deus, nada de ruim lhes aconteceria, ao mesmo tempo em que detestavam a justiça e pervertiam “tudo o que é justo” v. 9. Por isso o profeta falou deles: “odeiam o bem e amam o mal” v. 2.
Hoje em dia, também, existe gente, fora e dentro da igreja de Deus, que oferece teologias que facilitam o pecado.
A salvação é fácil! Creia em Jesus e pronto! A salvação é pela fé somente. Ah, mas precisa fazer (ops! palavrão religioso esse) uma oraçãozinha para receber o Senhor no coração.
E a salvação é tão segura, que nada, mas nada, que você pode fazer depois o causará a perdê-la. Pode matar, pode roubar, a salvação é garantida. Você é um dos escolhidos!
Ou, vamos pensar melhor: Deus é tão bom, vai salvar todo mundo no final. Quem sabe ele não mude de ideia e abra os portões do Céu para todos?
Tem de tudo para resolver facilmente o pecado, se a consciência pesar, desde penitências a orações repetidas a indulgências (sim, ainda tem).
Dentro da igreja, a coisa não é nada melhor. Quer ficar no adultério? Conte com a bondade de Deus. Quer ser salvo sem o batismo em nome de Jesus Cristo? A misericórdia de Deus é maior! E aquela coisa chamada “verdade” que tanto atrapalha a “redenção”? Ah, a sinceridade é seu trunfo.
O mercado está cheio de teologias que facilitam o pecado. E dentro da própria “Igreja de Cristo Tradicional” pode achar também. Tudo para agradar a todos.