Com a ajuda de Grok, recuperei este texto de 2003-02-04 que publiquei no ImoNet, um dos nossos primeiros periódicos eletrônicos.
“Evite a multidão. Faça seu próprio pensamento, independentemente. Seja o jogador de xadrez e não a peça jogada”. ─Ralph Charell
Uma peça de xadrez dá ideia de manipulação. O cristão não entra nesse jogo, seja como objeto, seja como sujeito. Ele recusa a jogar.
A citação acima nos aconselha a não ser peças passivas, mas jogadores que mandam e controlam. “Seja você o manda-chuva”. Mas mesmo assim, o jogo continua.
O bom conselho adverte contra a mentalidade da multidão. A Bíblia também fala no mesmo sentido.
- “Não acompanhe a maioria para fazer o mal” (Êxodo 23.2 NVI).
- “Meu filho, se os maus tentarem seduzi-lo, não ceda!” (Provérbios 1.10).
- “Não se amoldem ao padrão deste mundo” (Romanos 12.2).
Sim, evite a multidão, mas ao invés do pensamento independente (ler Jeremias 10.23) e de aspirar ao controle, submeta-se ao Senhor e coloque sua confiança no seu poder soberano para guiar todos os eventos e pessoas ao alvo final.
“(…) ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: ‘Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes’. Portanto, submetam-se a Deus” (Tiago 4.6-7).
Salmo 1.1 Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!
Obrigado irmão Randal por sua preocupação com os do Reino do Pai.