POR JAY SMITH ─ O gênero do livro dos Salmos são canções e poesias de todos os tipos. Foi escrito por vários autores; Davi escreveu 73, Asafe escreveu 12, os filhos de Corá escreveram 9, Salomão escreveu 3, Etã e Moisés escreveram um cada um, Sl 90, e 51 dos Salmos são anônimos. Eles foram escritos ao longo de aproximadamente 900 anos (começando na época de Moisés em 1440 a.C. e passando pelo cativeiro em 586 a.C.).
Os Salmos incluem louvores de alegria, lamentações, bênçãos e ações de graças. Eles são direcionados a Deus e nos ajudam a nos expressar e nos comunicar com ele. Lemos sobre as emoções do salmista de um extremo ao outro, desde louvar, deleitar-se e adorar a Deus com fervor, até ao arrependimento e clamar a ele em desespero.
O livro dos Salmos está bem no centro da Bíblia. Os principais temas encontrados nos Salmos são louvor, o poder de Deus, o perdão, a gratidão e a confiança. “Com meus lábios louvarei o Senhor. Que todo ser vivo bendiga o seu santo nome para todo o sempre!” 145.21.
O livro dos Salmos foi originalmente dividido em cinco livros:
- O livro 1 consistia nos capítulos 1-41.
- O livro 2 corresponde aos capítulos 42-72.
- O livro 3 contém os capítulos 73-89.
- O livro 4 incluiu os capítulos 90-106.
- O livro 5 é compilado dos capítulos 107-150.
Principalmente, os Salmos foram escritos para nos ajudar a louvar a Deus, que é digno disso. Como diz o Salmo 150.6: “Tudo o que tem vida louve o Senhor!”
Como sabemos o que Deus quer para nós em nossas vidas? “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” 119.105. A resposta é encontrada na leitura de sua Palavra, no estudo dela e na aplicação de suas verdades imutáveis à sua vida.
Este artigo foi traduzido da obra: Ultimate Bible Summary Collection, copyright 2013, e usado com permissão do autor. Alguns destes resumos estão sendo publicados também na revista Edificação. Temos planos de juntar todos e, com o acréscimo de “Textos notáveis”, de autores como o irmão A.L. Parr, publicar num só volume.