Resumo do livro de Provérbios

O objetivo principal deste livro é ensinar sabedoria ao povo de Deus.

POR JAY SMITH — O gênero do livro de Provérbios é principalmente provérbios, como o nome descreve, há também algumas parábolas e poesia. Este livro foi escrito principalmente por Salomão, o rei mais sábio que já governou. No entanto, algumas das seções posteriores foram escritas por Lemuel e Agur. Foi escrito durante o reinado de Salomão, 970-930 a.C. Ele pediu a Deus sabedoria para governar a nação do Senhor, que atendeu ao pedido.

O objetivo principal deste livro é ensinar sabedoria ao povo de Deus. O livro de Provérbios é composto de explicações curtas e inteligentes, fáceis de lembrar. Elas contêm truísmos. Estas são coisas que normalmente são verdadeiras, mas nem sempre. Por exemplo, a afirmação: “Quem trabalha a sua terra terá fartura de alimento” 12.11, é tipicamente verdadeira que aquele que trabalha a sua terra terá pão, mas não é uma garantia de ser sempre verdadeira. Eles lidam com a vida, princípios, bom julgamento e percepção. Frequentemente, eles fazem distinções entre um homem sábio e um homem tolo com exemplos do tipo parábola.

Nos capítulos 1-9, Salomão escreve sobre sabedoria para os mais jovens. Ele fala de detalhes de uma vida piedosa e de seguir o conselho dos pais: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento” 1.7. A salvação é dada através da fé e confiança somente em Jesus Cristo e Provérbios nos ensina diretamente: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas” 3.5-6.

Nos capítulos 10 a 24, há uma sabedoria que se aplica às pessoas comuns, cobrindo vários tópicos. Muitas dessas parábolas contrastam um homem justo e um homem ímpio, e nos exortam a entregar nosso caminho a Deus: “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte” 14.12.

Os capítulos 25-31 dão sabedoria aos líderes. Foram esses mesmos provérbios que foram transcritos pelo povo do rei Ezequias, e por boas razões, 25.1. Eles contêm muitas advertências e instruções para ajudar a caminhar e buscar uma vida piedosa. Como seria entendido por um líder de um exército, Salomão escreve em 27.17: “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro”.

Este artigo foi traduzido da obra: Ultimate Bible Summary Collection, copyright 2013, e usado com permissão do autor. Alguns destes resumos serão publicados também na revista Edificação. Temos planos de juntar todos e, com o acréscimo de "Textos notáveis", de autores como o irmão A.L. Parr, publicar num só volume.

··· Assine o site gratuitamente: