Nota: Esta meditação foi traduzida da revista devocional: Power for Today, 1985. Mantive a formatação do original.
O que é a verdadeira paciência?
LEIA MATEUS 5.10-16
Pensamento bíblico: “Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo?” Mateus 5.13, NVI.
AS PESSOAS PENSAM QUE EU NÃO SOU paciente. Talvez elas estejam certas. Mas eu preferiria pensar que elas estão erradas. Por que eu acho que sou paciente? Não por qualquer pretensão de virtude. Mas por duas razões: estou na agricultura há 40 anos, Tiago 5.7; tenho trabalho como pregador por 35 anos — 22 anos em uma única congregação. Cultivar a terra e ter estabilidade como pregador exigem algo como paciência.
Será que não entendemos paciência? A maior biblioteca religiosa da Terra não tinha um livro sequer sobre paciência; há alguns poucos sermões ou aulas sobre isso. Brincamos sobre isso — “Eu quero a paciência e quero agora mesmo”. Mas nós a entendemos biblicamente?
Paciência não deve ser confundida com energia, nervosismo, movimentos rápidos. Isso não é paciência. Paciência é a habilidade de não se defender quando acusado nem retaliar quando injustiçado. Paciência é a habilidade de caminhar em direção à luz no túnel quando não há luz. Paciência não é resignação estoica, derrota. Paciência continua seguindo em frente.
Sal e luz exigem paciência, a vida em Cristo consistente, controlada e equilibrada que não pode ser escondida. Eu sou paciente?
“Nossas vidas são manifestações
do que pensamos sobre Deus”.
—Anônimo
Hino: “Tudo entregarei”
Senhor, dá-nos a perseverança de Jó! Em nome de Jesus. Amém.
—CHARLES HODGE, Duncanville, Texas