Mais santidade

POR DAVID HILL ─ Em um mundo profano, parece natural que os cristãos desejem mais santidade. Mas aqueles com experiência reconhecem que mais santidade em um mundo profano é uma tarefa difícil. O antigo hino de súplica diz: “dá-me mais santidade”, e isso deve ser o desejo sincero de todo cristão. Pode-se ter santidade em excesso? Se sim, deveria alguém se preocupar em superar Deus em santidade? Claro que a resposta óbvia é que ninguém precisa se preocupar em se tornar santo demais, e ultrapassar Deus em pureza não vai acontecer. Assim, o objetivo está sempre diante de nós: “Sejam santos, porque eu sou santo”, diz o Senhor nosso Deus, 1 Pedro 1.16.

(1) Mais santidade vem de meditar nessas coisas, Filipenses 4.8.

A santidade não vem por medida milagrosa, mas pela disciplina do coração e da mente, Hebreus 4.15. Jesus foi testado e você também será. O benefício que um cristão tem é que Jesus foi testado, venceu e agora está à destra de Deus, pronto para atender seu pedido ousado por ajuda, Hebreus 4.16. É nossa responsabilidade guardar nossos corações, Provérbios 4.23. Um coração desprotegido está aberto para o diabo tomá-lo por meio da tentação e do pecado, Lucas 11.24-26. A meditação do coração em coisas puras e santas fará a diferença, Salmo 119.97, 99.

(2) Mais santidade vem de abrir seu coração ao Senhor, 1 Tessalonicenses 5.17.

Tentado? Fale com Deus. Fraco? Fale com Deus. Forte? Fale com Deus. Feliz? Fale com Deus. Triste? Fale com Deus. A comunicação aberta com o Pai Celestial é fundamental. Um padrão de comunicação constante e consistente é “orar sem cessar”. Fale com Deus sempre, mas deixe ele falar com você. Seu coração está cheio da Palavra dele? Você tem momentos definidos em seu dia corrido para se encontrar com Deus, falando com ele e ouvindo sua Palavra? Os cristãos têm uma linha direta com a fonte da santidade e, infelizmente, às vezes deixam de usá-la. Mais santidade vem ao abrir seu coração a Deus.

(3) Mais santidade vem de colocar a Palavra de Deus em prática — trabalho, Tiago 1.22.

Complete a frase: “Mãos ociosas são a oficina do …”. O cristianismo colocado em prática é essencial para mais santidade. Jesus colocou seus discípulos para trabalhar, Mateus 4.19; Marcos 1.17. De certa forma, é fácil: apenas conte o que você viu e sabe, Lucas 7.22. Jesus fez algo e depois ensinou sobre isso, Atos 1.1. O apóstolo Paulo colocou o jovem Timóteo para trabalhar — treinamento no trabalho que produziu um homem de santidade, Filipenses 2.20-22. O cristianismo, desde sua revelação inicial, foi ensinado sendo visto na prática, Mateus 5.16. Resgate os que perecem, Gálatas 6.1; Tiago 5.14, e cuide dos que estão morrendo, 2 Timóteo 4.11. Observou-se que enferrujamos muito mais rápido do que nos desgastamos. Quer mais santidade? Vá trabalhar no Reino. A canção diz: “mais alegria em seu serviço”. Mais santidade é necessária.

O mundo e a igreja precisam de mais santidade, e todo cristão honesto deve admitir que também precisa.

“Mais santidade dá-me, Pai, enquanto exerço minha responsabilidade fazendo minha parte”.

O irmão David é presidente de um programa de estudo para obreiros, no estado americano de Tenessi. Um excelente hino para estas verdades é: “Tempo de ser santo”.

···

Comente este artigo por meio deste formulário: RM

Assine o site gratuitamente: