‘A coisa mais natural do mundo’

William Barclay comenta 1Co 16.20.

O famoso comentarista escocês, William Barclay, comentou sobre o texto de 1Co 16.20: “Todos os irmãos daqui lhes enviam saudações. Saúdem uns aos outros com beijo santo”. Traduzimos seu comentário abaixo. Como Paulo não proibiu o beijo entre os santos, o primeiro ponto de Barclay talvez não se aplique tanto. Mas o segundo …

Por que esse adorável costume [do beijo santo] desapareceu da vida da igreja? Primeiro, desapareceu porque, por mais adorável que fosse, estava obviamente sujeito a abusos e, mais ainda, estava sujeito a interpretações errôneas por meio de calúnias pagãs.

Em segundo lugar, desapareceu porque a igreja tornou-se cada vez menos uma comunhão. Nas pequenas congregações nos lares, onde amigos se encontravam com amigos e todos estavam intimamente ligados, era a coisa mais natural do mundo; mas, quando a comunhão da casa se tornou uma vasta congregação e a pequena sala se tornou um grande edifício, a intimidade se perdeu e o beijo da paz se perdeu com ela.

Pode muito bem ser que, com as nossas enormes congregações, tenhamos perdido alguma coisa, pois quanto maior e mais dispersa for uma congregação, mais difícil será para ela ser uma comunhão, onde as pessoas realmente se conhecem e realmente se amam. Agora, uma igreja que é um conjunto de estranhos ou, na melhor das hipóteses, de conhecidos, não é uma igreja verdadeira no sentido mais profundo. —Wm. Barclay

 

··· Assine o site gratuitamente:


 

One Comment

Comment 2024-06-17

Esse é fato real,uma realidade que tem consequências duráveis.