POR JUNIOR PONSO ─ Lucas 21.1-4 nos traz a história da viúva pobre, tão conhecida entre nós. Várias lições podem ser tiradas dali se prestarmos atenção:
Jesus olhou e viu os ricos colocando suas contribuições nas caixas de ofertas. Viu também uma viúva pobre colocar duas pequeninas moedas de cobre. E disse: “Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou mais do que todos os outros. Todos esses deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver. NVI
OBSERVADOR
Jesus está observando os acontecimentos. Ele sempre está atento ao que está acontecendo. Nada passa desapercebido por ele.
CHEIOS DE NADA, VAZIOS DE TUDO
Jesus viu os ricos dando grandes quantias, talvez pequenas fortunas, materialmente falando. Mas ele disse que aquilo que eles estavam dando era o que lhes sobrava e que, portanto, nada valia aos olhos de Deus.
CENTAVOS
A viúva colocou 2 pequenas moedas, que se convertêssemos hoje para nossos valores seria algo em torno de R$ 0,70. Se olharmos com olhos humanos um valor absolutamente insignificante. Mas para Jesus foi essa viúva quem deu “mais do que todos”.
A BALANÇA DE DEUS
Na balança de Deus os pesos são diferentes do que conhecemos. Nem sempre a maior quantidade ou o mais precioso para nós é aquilo que lhe agrada. Deus sempre vai observar o coração daquele que está lhe oferecendo algo e nunca aquilo que aparenta ser. Aquilo que os nossos olhos veem não é aquilo que Deus vê.
Aqueles ricos que deram uma grande quantia tinham um coração longe de Deus. Como diz a velha frase: “Há pessoas tão pobres, mas tão pobres, que a única coisa que eles têm é dinheiro”.
A viúva deu tudo o que tinha, dentro da sua pobreza. Jesus viu nela uma riqueza interior inigualável.
E você e eu? Somos “ricos” ou “pobres”?
One Comment
Que a nossa gratidão a Deus seja em “todas” as coisas. Obrigado pela pergunta, ela nos faz refletir quais são as nossas ofertas ao Pai.