Ira de Deus ou salvação por Jesus?

Pequeno comentário de trecho bíblico em 1Ts 5.

Em preparação para a mensagem no último domingo, escrevi este pequeno comentário sobre 1Ts 5.9-11, além de traduzir a carta. Talvez as notas sirvam para alguém. A tradução abaixo é minha:

Pois Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados, quer dormindo, vivamos juntamente com ele. Portanto, animem-se e edifiquem-se uns aos outros, como vocês estão fazendo.

Destinou: A determinação de Deus não visa um destino inevitável para cada pessoa. A Bíblia não proclama um fatalismo nem uma predestinação eterna independente das atitudes da pessoa. O verbo comum aqui (“fixar, estabelecer, decidir” DGNT) tem o sentido de “decretar que alguém seja sujeito a uma certa condição” (Woodson 85). O destino é determinado pela decisão de cada pessoa. IEB verteu assim: “Deus não planejou que fôssemos castigos”. Cp. Jo 3.17; 12.47.

Ira: O termo abrange a perdição e o castigo eternos longe da presença de Deus. O contexto é marcado pela divisão entre os perdidos e os salvos. Aqueles que estão fora de Cristo são “fortemente diferenciados dos crentes em Cristo a quem a salvação será estendida” (OBC 1210). Paulo se direciona nesta carta aos salvos, para tranquilizá-los quanto à vinda de Cristo. Ver 1.10.

Alcançar: Não é apenas “receber” (assim NVI), mas “implica em que o crente deve reagir ativamente” (CBM 235), por meio da fé e da obediência.

Salvação: Um dos termos mais abrangentes para descrever o propósito e obra divinos e a feliz consequência da morte de Cristo. O estado do homem no pecado é o de perdição. Ver 2Ts 1.6-10.

Morreu por nós: Clara declaração de Paulo quanto ao fato central do evangelho por ele proclamado. A fé tem base nos fatos sobre a Cruz e não nas filosofias, especulações ou teorias dos homens.

Acordados … dormindo: Figuras que se referem à vida terrestre e a morte. Ver 4.14-15.

Vivamos juntamente com ele: Viver com Deus é o grande propósito da morte de Cristo, a base da nossa esperança e o motivo da nossa edificação mútua como o Corpo dele.

Animem-se: Os fatos devem animar os tessalonicenses. O indicativo conduz ao imperativo. A esperança é nutrida em comunidade. “A realização individualista de si não encontra espaço no pensamento de Paulo, que vê na vida cristã um fato de mutua solidariedade” (BL 101).

··· Assine o site gratuitamente: