Deus define tudo sobre sua igreja. Ele determina sua doutrina, sua adoração, suas condições de entrada, seu trabalho, sua organização, entre outras coisas. Veja a seguinte característica da igreja dele.
A igreja de Deus é aposteleira. O verbo grego apostellein significa “enviar”; aposteleiro (neologismo), então, é o que cuida de cumprir a tarefa do envio. Estamos inventando moda aqui, para enfatizar que Jesus envia sua igreja ao mundo.
Isso é necessário enfatizar porque muita gente faz uma leitura equivocada do verbo “ir” em Mt 28.19 e Mc 16.15. Querem afirmar que as frases devem ser traduzidas assim: “enquanto vocês estão indo” (VPV). Mas o verbo, nas duas passagens, tem caráter imperativo. “Vão!” “Alcancem o mundo inteiro”. Ninguém chega aos quatro cantos do mundo por acaso.
Como o apóstolo Paulo disse: “Assim, depois de completar essa tarefa e de ter a certeza de que eles receberam esse fruto, irei à Espanha e visitarei vocês de passagem” Rm 15.28. Ele fez planos para obedecer a Jesus, indo o mais longe possível, para onde a Boa Nova ainda não tinha sido anunciada. Além disso, fez planos de como ia chegar à Espanha: com a ajuda da congregação romana: “Espero visitá-los de passagem e dar-lhes a oportunidade de me ajudarem em minha viagem para lá, depois de ter desfrutado um pouco da companhia de vocês” Rm 15.24.
Jesus disse: “Assim como o Pai me enviou, eu os envio” Jo 20.21. Trata do envio dos seguidores de Jesus ao mundo. O verbo é apostellein, enviar. Esta é a Grande Comissão, registrada no Evangelho de João. (Por que não citamos este trecho, quase nunca?) Jesus tinha sido enviado pelo Pai. Agora, ele envia seu povo. Este envio qualifica a igreja como aposteleira — enviada.
Nunca podemos ficar contentes com nosso trabalho onde estamos. Devemos olhar sempre para o próximo bairro, a cidade vizinha, as outras regiões do estado, outros estados e outros países. Devemos concluir, como Paulo, mesmo sem uma visão, que há gente nos chamando para ir ensinar a Boa Nova. “(…) concluímos que Deus nos tinha chamado para proclamar as Boas Novas ao povo de lá” At 16.10. Precisamos ler o Novo Testamento e chegar à mesma conclusão.
Pode haver descanso enquanto alguém precisa da salvação que já nos foi anunciada?