Grande demais

Quando algo está errado, olhe o tamanho.

O economista austríaco Leopold Kohr escreveu em 1957: ”Onde quer que algo esteja errado, algo é grande demais”. Sua frase reflete uma visão político-econômica específica, mas ela tem uma boa aplicação espiritual.

Quando Deus faz algo, tudo é perfeito, seja ele o tamanho de uma célula ou do universo, mas quando o homem faz algo, a frase do economista, muitas vezes, se aplica bem. Por exemplo, a torre de Babel, projetada para chegar ao céu, frustrou o plano de Deus para os homens se espalharem pela terra, então Deus frustrou os planos dos homens, Gn 11.1-9.

O princípio se aplica à igreja de Deus também. Jesus deu a cada congregação supervisores e servidores, At 20.17; Fp 1.1 Tt 1.5. Mas os homens criaram uma hierarquia religiosa e política, assim fazendo errado pelo tamanho que excedeu o modelo divino. Quando algo está errado, algo está grande demais.

Jesus estabeleceu uma única coisa, a sua igreja, Mt 16.18. Contudo, os homens criaram denominações diversas, provocaram divisões entre os seguidores e desenvolveram uma infra-estrutura para fazer toda a obra que tinha sido confiada à igreja. Quando algo está errado, algo está grande demais.

Jesus deu à igreja uma missão viajante, Mt 28.18-20; Lc 24.46-47; Mc 16.16; Jo 20.21, e formou seu povo de tal modo que devia ser dinâmica, podendo se mover com rapidez e fluidez. Entretanto, os homens construíram edifícios cada vez maiores para reuniões, confraternizações e diversões, investindo tempo e dinheiro que pertencem, por ordem divina, à missão do Senhor. Quando algo está errado, algo está grande demais.

O que acontece nesses casos?

  • Primeiro, da nossa parte, precisa haver a restauração do modelo bíblico.
  • Segundo, é essencial reconhecer que o tamanho maior não é necessariamente melhor.
  • Terceiro, a tendência da torre de Babel persiste e deve ser resistida.
  • Quarto, o dinamismo da missão da igreja deve ser sempre preservado.

E se os homens não restauram o modelo bíblico? (Estamos falando de nós mesmos, não das denominações!) Deus agirá, disciplinando os rebeldes, como fez no caso da torre de Babel. Se encontrar resistência, retirará o candelabro do seu lugar, Ap 2.5, e levantará outros para ouvir sua Palavra, seguir o seu modelo e fazer o seu trabalho.

··· Assine o site gratuitamente:


 

One Comment

Comment 2024-06-12

Super oportuna essa meditação! Mais foco na vontade de Deus, mais zelo na observação e meditação na Palavra, menos preocupação com nosso próprio conforto