A igreja de Deus é descrita no Novo Testamento de várias formas. Uma das mais preciosas frases a define como a família espiritual ou, nas palavras do apóstolo Paulo em Gálatas 6.10, a “família da fé”:
Assim, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, principalmente aos da família da fé (A21).
Esta frase termina, praticamente, a carta aos Gálatas. Os versos anteriores dão uma ideia do que significa fazer parte da família da fé.
1- Levar as cargas uns dos outros, vv. 1-5
Embora cada irmão tenha responsabilidade pela própria vida em Cristo, devemos ajudar uns aos outros nas dificuldades. Isso se mostra principalmente pelo ensino, correção, repreensão, restauração e incentivo. O texto visa a vitória sobre o pecado e a restauração do desviado.
Paulo fala da expressão concreta do amor fraternal, Gálatas 5.13-15. É preciso ajudar ao outro na sua necessidade e fraqueza espiritual. Ao mesmo tempo, há ênfase aqui nos vv. 1-5 em cuidar de si mesmo. Para ajudar ao outro, é preciso humildade e responsabilidade.
2- Apoiar os mestres, v. 6
“O que está sendo instruído na palavra deve repartir todas as boas coisas com aquele que o instrui” (A21). A questão material é sensível hoje, com tanta gente que usa a religião como meio de ganho financeiro, mas o Senhor cria lugar na família da fé para o apoio aos evangelizadores e mestres. Predomina e prioriza o anúncio do evangelho.
Mais que isso, é na família da fé onde podemos e devemos investir nosso tempo e energias, pois teremos a garantia de grande colheita, vv. 7-9.
3- Aproveitar as oportunidades, v. 10
É preciso ser atuante, mas mais que isso é importante estarmos atentos às oportunidades. Hoje em dia, essa qualidade se chama ser pró-ativo. Devemos não somente fazer o bem mas buscar (e, quem sabe, criar oportunidades de) fazê-lo.
Pessoas do mundo são muitas vezes passivas e omissas quanto ao fazer o bem. Os irmãos em Cristo buscam, a cada dia, ser ativos e produtivos.
4- Priorizar os irmãos em Cristo, v. 10
Paulo manda fazer o bem a todos mas “principalmente aos da família da fé”. Ele reflete a prioridade que Jesus deu à família espiritual, Mateus 12.46-50; Lucas 14.26.
A carta aos Gálatas distingue entre o verdadeiro evangelho e os que não o são. Dessa maneira, Paulo define a família da fé como aqueles que obedecem com fé aos mandamentos do Senhor, isto é, “todos os que seguem essa regra na sua vida” v. 16.
A família física, muita vezes, é complicada. Nada mais simples, porém, do que a família da fé, cujo objetivo é claro e direto:
Mas eu me orgulharei somente da cruz do nosso Senhor Jesus Cristo. Pois, por meio da cruz, o mundo está morto para mim, e eu estou morto para o mundo. Gálatas 6.14.
Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.
Assine o site gratuitamente: