O Espírito Santo produz o amor

PENSE NAS FELICITAÇÕES que se faz ao aniversariante, seja ele jovem ou idoso. O que se deseja para o felizardo? A grande maioria das coisas que queremos para os outros pode ser encontrada em Gálatas 5.22-23:

Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei (NTLH).

Duas coisas estão ausentes da lista acima que normalmente constam na descrição, pelas pessoas do mundo, da vida boa: saúde e riqueza. Fico te devendo essas. Obviamente, a lista do apóstolo Paulo acima, perto do final da sua carta às congregações na região da Galácia, não é exaustiva, mas chega perto.

Vejamos brevemente a primeira qualidade, ou fruto, que o Espírito Santo produz no seguidor de Cristo: o amor.

Entre as religiões do mundo, somente as alianças de Deus com o povo Israel (a aliança mosaica) e com a igreja de Jesus Cristo (a aliança do Filho) são marcadas principalmente pelo amor. Isso não é de admirar considerando que “Deus é amor” 1João 4.8, 16.

O povo de Deus é por ele amado:

O SENHOR ama o seu povo e protege os que são dele. Eles ficam sentados diante dele e aprendem as suas leis. Deuteronômio 33.3.

Na era da aliança mosaica, até os pagãos repararam que o Senhor Javé tratou seu povo com especial atenção. Um exemplo: depois que o rei Salomão pediu ao rei de Tiro ajuda para construir o templo, esse respondeu:

Em resposta, o rei Hirão mandou a Salomão a seguinte carta: “O SENHOR Deus ama o seu povo e por isso fez com que você fosse o rei deles” 2Crônicas 2.11.

No final da sua vida, Moisés contou a história do povo de Israel aos que iam entrar na terra prometida. Disse ele:

Mas o SENHOR, nosso Deus, não atendeu o pedido de Balaão; pelo contrário, Deus virou a maldição em bênção porque ama vocês. Deuteronômio 23.5.

Ver também Deuteronômio 7.8 para texto semelhante.

Como as duas alianças e os dois Testamentos nos revelam o mesmo Deus, podemos esperar o mesmo ao abrirmos o Novo Testamento. Logo, João 3.16 vem à mente, mas há muito mais. João também fala que Jesus “sempre havia amado os seus que estavam neste mundo e os amou até o fim” João 13.1. E o próprio Jesus disse aos seus seguidores: “Assim como o meu Pai me ama, eu amo vocês; portanto, continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês” João 15.9.

Ele fala o mesmo sobre o Pai celestial: “(…) o próprio Pai os ama. Ele os ama porque vocês, de fato, me amam e creem que vim de Deus” João 16.27.

Paulo chama Javé de “o Deus de amor e de paz” 2Coríntios 13.11. Esse amor é demonstrado plenamente àquele que ama e obedece, João 14.23:

Jesus lhe respondeu: Se alguém me amar, obedecerá à minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele e faremos nele morada” (A21).

Judas insiste com aqueles que seguem o Senhor Jesus neste amor:

E continuem vivendo no amor de Deus, esperando que o nosso Senhor Jesus Cristo, na sua misericórdia, dê a vocês a vida eterna” Judas 21.

Quem vive no amor de Deus se aproxima dele cada vez mais, valoriza e anuncia a salvação que Cristo trouxe e dedica-se à oração no Espírito Santo, v. 20. Tal pessoa permite que o Espírito produza nela o amor.

···

Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.

Assine o site gratuitamente: