Décadas atrás, o livro: O gerente minuto, procurou ensinar aos gerentes nas empresas como usar breves momentos de tempo para tratar com as pessoas e os assuntos.
Tinha pensado em aproveitar a ideia e o nome para chamar atenção às possibilidades do cristão usar os pequenos momentos no seu dia para ler e crescer. O boneco da foto traz a data de 1999.
Porém, surgiu a preocupação com direitos e marcas do nome e a ideia tomou outro formato, em várias obras, tais como Os maiores assuntos da Bíblia, e o trabalho ainda não publicado: Pequena referência bíblica.
O intuito do nome: “O cristão minuto”, não queria deixar a impressão de que o estudo bíblico pudesse ser feito em um minuto ou dois e nem que a vida em Cristo fosse algo a ser comprimida em pouco tempo.
A ideia, que continua válida e bíblica, é bem expressa no texto de Colossenses 4.5: “Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades”.
O contexto liga a última frase à necessidade de evangelizar os de fora. Esta é a prioridade de todo cristão, mas o princípio de aproveitar ao máximo todas as oportunidades serve para todos os propósitos de vida.
A internet e a mídia social estão tirando isso da maioria das pessoas. Pouquíssima gente utiliza de forma proveitosa seus aparelhos eletrônicos.
Talvez neste sentido podia muito bem ser aplicado o primeiro verbete, que ficou incompleto, de “O cristão minuto”, sobre a abstinência: “Lc 21.34; do mal At 15.20; 1Ts 4.3-5; 1Pe 2.11”. Podia acrescentar muito mais, como o texto de At 21.25.
A abstinência é um termo de outra época. A dissolução e a licenciosidade de hoje desprezam a ideia de se privar de qualquer coisa ou de se conter da participação no pecado. Na sua Pequena enciclopédia bíblica, Boyer define o termo como “privação voluntária”. O cristão-minuto se priva de muitas coisas, algumas até boas, para dedicar-se corpo e alma ao conhecimento de Deus e à sua obra.
A obra: O cristão minuto, ficará só na ideia. Que sejamos, porém, seguidores do Senhor Jesus que não deixam passar nenhum momento de oportunidade para servir no Reino de Deus e aproximar-se do Senhor em santidade e devoção diária.