TEXAS, EUA ─ Em um artigo criterioso publicado em 22 de agosto, o Instituto Jenkins pediu aos irmãos que examinassem com mais critério os números publicados nas mídias sociais que denunciam um declínio severo na irmandade americana.
O artigo é intitulado “Rethinking ‘The Slide’”. A matéria fornece um contexto histórico para os números e ajuda os irmãos a entender os dados. O artigo também aponta desenvolvimentos positivos entre as congregações americanas e busca colocar tudo em perspectiva global.
“A igreja está experimentando um crescimento significativo globalmente. Nosso entorno imediato pode às vezes limitar nossa perspectiva, mas o quadro mais amplo revela um Corpo vibrante e em expansão”, afirma o artigo.
Muitos pessimistas na igreja anunciam há anos que o céu está caindo. O IJ quer que vejamos que Deus ainda está trabalhando neste mundo para a colheita de almas.
O artigo também chamou a atenção para progressistas, ou ecumênicos, no nosso meio, que promovem números negativos para promover sua agenda:
“Também vale a pena notar que alguns indivíduos podem usar estatísticas para promover agendas específicas, como defender mudanças nas práticas de adoração ou mulheres dirigindo a adoração. Você deve perguntar: O que há de vantajoso para a pessoa que fornece a estatística? Uma das vozes mais altas nisso faz parte de um grande esforço para transformar a igreja em uma denominação. Ele e seus associados estão pressionando as congregações a trazer música instrumental para os cultos e pressionando as mulheres como líderes na adoração. Certamente, parece que sua agenda é convencer alguns de que a única maneira de crescer novamente é ‘mudar com os tempos’ ou que ‘perderemos nossos jovens se não seguirmos esse caminho’, então alguns ouvirão.”
O IJ é um esforço combinado dos pregadores Jeff Jenkins e Dale Jenkins para homenagear seu pai Jerry. Foi fundado logo após a morte de Jerry em 2010.
O artigo completo, em inglês, pode ser encontrado no site do instituto.
No Brasil estatísticas para as congregações são praticamente inexistentes. Observações sobre crescimento, tendências doutrinárias e espiritualidade dependem da experiência de cada um. Embora nos falte dados, damos graças que o Senhor Jesus estabeleceu sua igreja de forma que não existe uma sede, hierarquia ou estrutura nacional que exige relatórios, ofertas e posturas determinadas por uma cúpula humana.