A busca inútil pela certeza

Tiramos os olhos de Jesus e começamos a afundar.

POR PAUL HOLLAND ─ Dúvida. Você não adoraria estar livre de dúvidas? Adoraríamos saber tantas coisas com total e absoluta certeza. Mas há muito poucos assuntos que conhecemos com precisão científica. Sabemos que se você pegar um item e adicionar outro item, você terá dois itens. Você sabe que você existe. Você sabe que está lendo este artigo.

Mas há tantos assuntos que não podemos saber com esse tipo de certeza. Quando a alma entra no corpo? A democracia é o melhor que o homem pode fazer? Será o capitalismo o plano econômico mais eficiente possível? Existem também crenças religiosas que não podem ser provadas com o mesmo nível de precisão que os problemas matemáticos.

No entanto, quanto mais provas tivermos de que o cristianismo é verdadeiro, mais pesada se torna a balança a esse respeito e as nossas dúvidas tornam-se cada vez mais fracas. O peso da evidência do cristianismo inclui os seus fundamentos históricos, a sua consistência consigo mesmo, bem como com o ensino do Antigo Testamento, a sua razoabilidade e a sua capacidade de mudar vidas em todas as culturas, em todas as sociedades, em todas as épocas.

Pense em Pedro caminhando sobre as águas em Mateus 14.22-33. Os discípulos estavam a cinco ou seis quilômetros no meio do Mar da Galileia quando a tempestade surgiu. Em algum momento entre 3h e 6h, um ser vem andando sobre as águas e os discípulos gritam, temendo que seja algum tipo de fantasma. Jesus os encoraja a serem corajosos e a terem fé.

Observe a confiança de Pedro em Jesus nos versos 28-29. O que deu a Pedro a confiança de que ele poderia confiar em Jesus para andar sobre as águas? Se contei corretamente, desde o momento em que Pedro foi chamado para ser apóstolo, ele testemunhou Jesus realizar 14 milagres específicos. Quando Jesus diz: “Venha”, Pedro tem muitos motivos para acreditar que pode confiar em Jesus.

Então, Pedro obedece, v. 29. Se confiarmos genuína e profundamente em Deus, não podemos deixar de obedecer. Jesus, na verdade, já havia acalmado uma tempestade, Mateus 8.27. Se os ventos e o mar o obedecem, por que um de seus discípulos não deveria obedecer?

Mas a dúvida às vezes nos motiva a parar de confiar e então paramos de obedecer. Tiramos os olhos de Jesus e começamos a afundar. Perseguição. Calúnia. Uma economia ruim. Mas uma fé que caminha sobre as águas obedece mesmo que o mundo esteja uma bagunça ao nosso redor.

Finalmente, assim que Pedro volta para o barco, ele, junto com os outros discípulos, adora, v. 33. As bênçãos de Deus, renovadas através do nosso relacionamento com Jesus, resultam na nossa admiração, no nosso amor e na nossa adoração dirigida a ele.

Fé significa que confiamos em Deus, na sua fidelidade e imutabilidade (ver Salmo 100.5). A fé envolve nosso crescimento em entendimento, 2 Pedro 1.5; 3.14. Finalmente, a fé envolve a nossa obediência, Romanos 1.5; 16.26.

Se permitirmos que nossa fé se torne superficial, a morte se infiltrará. Quando você duvidar, vá até Aquele que pode andar sobre as águas. Aprenda com ele. Ele estenderá a mão para você e o atrairá para a segurança de seus braços.

Paul serve com uma congregação no estado americano de Michigan. Ele trabalhou por vários anos na Romênia.

··· Assine o site gratuitamente: