Educando filhos: Aprendizagem visual

Crianças precisam ver para aprender mais sobre Deus e a vida em Cristo.

POR KERRY DUKE ─ Os auxílios visuais em sermões percorreram um longo caminho. Anos atrás, os pregadores escreveram em sacos de estopa ou caixas de papelão com um pincel. Depois vieram as placas de flanela seguidas pelos retroprojetores. Quando o PowerPoint apareceu, estávamos fora de nós, tendo em vista os recursos. Agora, as possibilidades digitais no ensino parecem infinitas. Se você pode pensar, pode mostrá-lo ─ quase.

Vivemos na era das telas. As gerações futuras provavelmente zombarão dessa geração por causa da frequência com que as encaramos. Lembramos o que vemos. O aprendizado visual é importante. Ajuda-nos no ensino e pode ser útil na pregação. Mas ver não é a única maneira de aprendermos. De fato, nem sempre é a melhor abordagem. Uma apresentação de slides não pode substituir uma história sincera. O público precisa fazer contato visual com o pregador e não apenas assistir sua apresentação na tela. A tecnologia pode ser boa, mas precisamos do elemento humano. Além disso, os auxílios visuais nem sempre são apropriados para alguns assuntos bíblicos. Como um pregador pode fazer uma lição de gráfico sobre o pecado que Davi cometeu com Bate-Seba em 2 Samuel 11?

Às vezes dizemos: “As crianças são aprendizes visuais. Precisamos usar mais recursos visuais para ajudá-los a entender”. É claro que as crianças usam os olhos para entender – algumas mais que outras. Alguns também são cegos ou legalmente cegos e, no entanto, compreendem muito bem. Mas as crianças também têm ouvidos para ouvir. Eles podem ter uma reputação notória por não se lembrarem do que ouvem, mas qualquer pai sabe que o filho não precisa ver algo para se lembrar e se lembrar bem. Quantas vezes seu filho disse: “Mas você disse que eu poderia …”? Eles sabem como prestar atenção.

Alguns dizem que as crianças não podem aprender com um sermão sem muitos visuais. É mesmo? Então, por que as crianças são capazes de contar aos pregadores o que dissemos, mesmo quando não usamos gráficos? Nos dias em que não havia eletricidade, o irmão J.W. McGarvey estava cumprimentando os discípulos após seu sermão. Uma criança veio até ele e disse: “Irmão McGarvey, eu o entendi”. Embora muitos tenham elogiado McGarvey por seu vasto conhecimento da Bíblia e por sua capacidade de examinar assuntos difíceis, ele disse mais tarde que esse era um dos melhores elogios que todos lhe davam. As crianças aprendem ouvindo.

Tudo isso dito, as crianças precisam ver mais para aprender mais sobre Deus e a vida em Cristo.

  • Eles devem ver que ir a todas as reuniões da congregação é uma grande alegria para os pais e não um fardo.
  • Eles precisam ver seus pais inclinando a cabeça em oração em casa e não apenas nas reuniões da congregação.
  • Eles precisam ver seus pais lendo a Bíblia em casa ou ouvindo bons programas bíblicos durante uma viagem.
  • Eles devem ver seus pais se tratarem um ao outro com bondade e respeito diariamente.
  • Eles devem observar mamãe e papai levando comida para uma família carente, indo verificar os idosos e os doentes e dando dinheiro para ajudar os pobres.
  • Eles precisam ver que os santos da igreja levam a sério o cristianismo pela maneira como adoram e vivem.
  • Eles precisam ver entusiasmo e amor aos olhos de seus professores na aula bíblica.
  • Eles precisam ver as pessoas mais velhas agindo com dignidade, respeito próprio e compaixão pelos outros.
  • Eles precisam ver os cristãos chegarem às reuniões da congregação, apesar dos problemas de saúde.
  • Eles precisam ver os guias cumprimentando a congregação, lidando com emergências e tragédias e sendo pastores do rebanho.
  • Eles precisam ver os pais disciplinando seus filhos e os santos sendo respeitosos e interessados durante a reunião.

Sim, as crianças são aprendizes visuais e nós somos as telas que elas veem todos os dias. Os arquivos de nossos corações são exibidos nessas telas. Se nossos corações estiverem certos, não precisaremos preparar uma apresentação. Nossas ações seguirão naturalmente.

Por isso Moisés disse:

Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Dt 6.5-7.

Este não é o mundo virtual da imaginação em forma digital. É o mundo real onde crianças e adultos devem conviver com mais frequência.

Kerry é vice-presidente de uma escola americana de treinamento de obreiros.

··· Assine o site gratuitamente:


 

One Comment

Comment 2023-10-26

Obrigado irmão J Randal por este texto. Sensacional.