O uso do termo: cristianismo

Resume-se na pessoa de Cristo.

Estou preparando uma segunda edição do livro que publicamos em 2014: Cristianismo original, pelo irmão J.S. Williams. Em alguns pontos estou acrescentando para complementar o conteúdo. O seguinte material será inserido no final do primeiro capítulo: “O que é o cristianismo?”

O termo cristianismo não é encontrado na Bíblia. Remonta ao Século 14 d.C. O Dicionário Houaiss define o termo como “religião da fé em Jesus Cristo, de sua ética e sua promessa de redenção”. Por metonímia, refere-se também ao “conjunto das religiões ditas cristãs e institucionalizadas (o catolicismo, as igrejas ortodoxas, as centenas de confissões do protestantismo)”.

Por conveniência o termo é usado na presente obra para descrever o feliz resultado entre os seres humanos do que Jesus realizou na cruz. Por cristianismo original quer dizer que o que se pode observar hoje no mundo religioso não é o ensinamento e nem a prática que Jesus estabeleceu. Desde então a coisa desandou. E precisa ser restaurada.

No Novo Testamento, há muitos termos para descrever o cristianismo: O Caminho, a fé (no sentido objetivo), o evangelho, o mandamento, 2Pe 2.21, entre outros. Vários termos também descrevem aqueles que seguem seus ensinamentos: cristãos, discípulos (seguidores), irmãos, santos.

O cristianismo se resume na pessoa de Cristo. A presente obra reflete isso. Jesus representa o auge do projeto eterno. Ele é o cumprimento de tudo o que Deus planejava desde antes da criação.

*****

O autor terminou este capítulo com excelente apelo:

“Aqueles que declaram ser cristãos podem não viver, adorar ou ensinar como deveriam, por uma série de razões. Talvez sejam ignorantes de toda a verdade. Talvez tenham sido enganados com ensinamentos falsos. Talvez sejam hipócritas. Provavelmente, são sinceros, mas cometeram alguns erros como todos os humanos fazem. Por favor, não rejeite o cristianismo por causa do fracasso de alguém que afirma ser cristão. Julgue o cristianismo em termos de Jesus Cristo. Você descobrirá que Jesus Cristo, o autor e fundador do cristianismo, de modo algum o decepcionará. Enquanto os seus seguidores cometem erros, ele não tem erro”.

*****

Há sobrando pouquíssimos exemplares da primeira edição. A segunda terá uma formatação mais arrojada e moderna. Aguarde! (Assine o site abaixo para ficar sabendo do lançamento.)

··· Assine o site gratuitamente:


 

One Comment

Comment 2024-09-15 Reply

Excelente informação.

Ótima reflexão.

Preciosa recomendação.

Deixe uma resposta