POR JAY SMITH ─ Levítico é composto de dois gêneros literários básicos: História Narrativa e Lei. Foi escrito por Moisés por volta de 1445-1444 a.C. O cenário de Levítico parece ocorrer principalmente no Monte Sinai. As principais personalidades de Levítico incluem Moisés, Arão, Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
O livro foi escrito para levar os israelitas à compreensão da infinita santidade de Deus e que ele deseja que eles ajam de maneira santa para com ele. Ao fazer isso, Deus lhes dá muitas instruções para executar. Ele descreve a pessoa de Moisés como dando instruções processuais para os israelitas, especialmente para os sacerdotes levíticos, sobre como eles devem realizar ofertas, cerimônias e celebrações. A palavra “santo” é mencionada mais vezes em Levítico do que em qualquer outro livro da Bíblia.
• Do capítulo 1-7, sacrifício e ofertas são explicados para sacerdotes e indivíduos em detalhes. Essas passagens também descrevem como usar o altar para os sacrifícios e ofertas a Deus.
• Nos capítulos 8-10, Moisés descreve as instruções para o sacerdócio levítico, já que Israel deve ser “um reino de sacerdotes” Êx 19.6. Ele faz isso da porta de sua tenda. Moisés consagra seu irmão Aarão e seus filhos, que são os sacerdotes.
• Nos capítulos 11-15, Moisés ensina a importância e os procedimentos para coisas que são impuras. Isso inclui alimentos, doenças, animais, insetos, cadáveres, nascimento, limpeza e muitos outros. O propósito de Deus em tudo isso é proteger seu povo das doenças e enfermidades que vêm dessas fontes.
• No capítulo 16, Moisés dá instruções sobre o Dia da Expiação. Este era o dia do ano em que o Sumo Sacerdote se purificava e se preparava cerimonialmente para se encontrar com Deus. Esta cerimônia ocorreu apenas uma vez por ano. O Sumo Sacerdote entrava no Santo dos Santos do tabernáculo e, mais tarde, do templo e oferecia um sacrifício a Deus pelos pecados em nome de toda a nação de Israel.
• Os capítulos 17-27 dizem respeito às leis que se aplicavam geralmente para viver uma vida santa. Essas são muitas leis, incluindo imoralidade sexual, idolatria, leis de terras, mais leis sacerdotais, festivais e celebrações religiosas, o ano sabático e o ano do Jubileu.