Queremos Jesus e sua doutrina

Comecei a traduzir um artigo de um irmão sobre a doutrina, mas quanto mais eu trabalhava na tradução, mais algo me incomodava. Depois, percebi o problema: ele quer ser “ortodoxo” ─ termo dele ─ ou, melhor, fiel à verdade, mas fez tanto rodeio e qualificação às suas afirmações que o artigo perdeu sua força. Desisti da tradução. (Parece que o autor, um PhD, é acometido da doença acadêmica.)

O ponto principal dele, porém, é bom: há gente que quer Jesus sem ser obrigados a entender e aceitar o ensinamento dele e a respeito dele. É impossível, como o autor bem expressou, separar a pessoa do nosso Senhor do ensinamento dele. Veja 2Jo 9, por exemplo, que condena os que vão além da doutrina de Cristo:

Todo aquele que vai além do ensino verdadeiro a respeito de Cristo e não permanece nesse ensino, não tem Deus. Mas aquele que continua nesse ensino tem tanto ao Pai como ao Filho (VFL).

Sem o seu ensinamento correto, “não temos Jesus”. Não temos Deus. Estamos perdidos.

O apóstolo João teve que lidar com esta separação, pelos que negavam a vinda de Cristo na carne, fisicamente:

“Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus; mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo” 1Jo 4.2-3.

Alguns querem reduzir o evangelho aos fatos da crucificação, sepultamento e ressurreição de Cristo. (Irmãos repetem coisas das religiões sem pensar; outros adotam mesmo.) O apóstolo João discorda. A encarnação é doutrina essencial também.

Logo espero traduzir artigo do irmão Hugh Fulford sobre gente no nosso meio que quer reduzir os termos e condições da salvação e da comunhão em Cristo. Depois de chegar em casa, farei isso, com a ajuda de Deus.

Não convém ficar em silêncio quando gente graúda prega outro evangelho e outros deixam que preguem. Não iremos calar a boca. A salvação está em jogo. Queremos Jesus e todo o seu ensinamento.

···

Comente este artigo por meio deste formulário: RM

Assine o site gratuitamente: