De pessoa para pessoa

Deus salva uma pessoa por vez.

Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: “O senhor entende o que está lendo?” Ele respondeu: “Como posso entender se alguém não me explicar?” Assim, convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado. At 8.30-31.

Quando se diz que o evangelho é ensinado de pessoa para pessoa, não significa que alguém não poderá falar para um grupo. Estamos afirmando a natureza pessoal do evangelho.

O estilo impessoal não procura estabelecer relacionamento com o ouvinte. João mandou saudações aos amigos “um por um” ou, literalmente, “pelo nome” 3Jo 15. Seja para um único indivíduo, seja para um grupo, há tentativa de levar em conta a situação e perspectiva de quem ouve a mensagem. Esta tem de ser direcionada.

Deus salva uma pessoa por vez, At 2.38: “cada um de vocês”. Deve ficar patente o interesse do evangelizador nas pessoas. Esse caráter pessoal interessado dos evangelizadores foi bem expressado por Paulo: “(…) fomos bondosos quando estávamos entre vocês, como uma mãe que cuida dos próprios filhos” 1Ts 2.7.

Deus se envolveu conosco; ele quer que nos envolvamos com outros.

_ Entendi a necessidade de conhecer as pessoas e de tratá-las como indivíduos na hora de ensinar.

_ Decidi me atentar às situações, interesses, perspectivas e necessidades dos outros.

_ Como sinto quando alguém me dá atençao pessoal?

··· Assine o site gratuitamente:


 

2 Comments

Comment 2024-09-14 Reply

Excelente mensagem.

Sem envolvimento pessoal fica incompleto.

É importante desenvolver a confiança no coração do futuro irmão (ou irmã) .

Experiência pessoal :

Uma vez, fui convidada para uma parceria de evangelismo, mas o irmão acreditava que distribuir folhetos e ir embora para casa era suficiente. Daí a pessoa ia para qualquer igreja que quisesse.

Sem desmerecer outros modelos, eu aprendi que evangelizar significa abrir Palavra e compartilhar a fé com alguém que não conhece o evangelho.

Então, por isso que eu gostei muito da sua mensagem.

Obrigada, Randal.

Comment 2024-09-14 Reply

Um irmão nos disse uma vez que o evangelismo é pessoal e não impessoal. Se refletirmos veremos que é sempre em contato direto. Se possível, com aperto de mãos, abraços fraternais e um bom ouvido para escutar o outro(s).
Obrigado irmão Randal por nos lembrar que devemos divulgar e envolver com outras pessoas.

Deixe uma resposta