Pequena introdução ao livro de Obadias

Nota: Esta introdução foi traduzida da International English Bible, 2.a ed., 2022, obra publicada por irmãos nossos.

Obadias é o livro mais curto do Antigo Testamento. Embora haja 13 homens diferentes com esse nome mencionados no Antigo Testamento, nenhum deles pode ser identificado com certeza como este profeta. O nome hebraico Obadias significa “servo de Yah(weh)”.

Não se pode chegar a conclusões definitivas sobre a data, embora as profecias sobre a destruição de Edom e referências ao cativeiro de Jerusalém dentro do livro tenham levado muitos estudiosos a datá-lo após 586 a.C.

A profecia de Obadias prediz a queda e a destruição total de Edom. Compare Is 34.5-15; Ez 25.12-14; Am 1.11-12. Parece ter sido escrita para encorajar os israelitas, em vez de levar Edom ao arrependimento.

Edom (= os filhos de Esaú) era o inimigo perene de Judá. Edom regozijou-se abertamente com a situação de Judá, Sl 137.7, e infiltrou-se no vácuo criado pela vitória da Babilônia. Embora estivessem orgulhosos de suas fortalezas montanhosas, que pareciam invencíveis, não poderiam resistir ao dia de Yahweh.

Na época em que o livro de Malaquias foi escrito, Edom já havia sido severamente derrotado, Ml 1.2-5. Árabes nabateus venceram Edom e ocuparam seu território. Mais tarde, foi chamado de Idumeia.

Os Herodes dos tempos do Novo Testamento eram do remanescente edomita em Idumeia. Após a queda de Jerusalém em 70 d.C., eles e o restante dos edomitas finalmente desapareceram das páginas da história.

···

Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.

Assine o site gratuitamente: