Introdução ao livro profético de Jeremias

Jeremias veio de uma família sacerdotal em Anatote, um subúrbio de Jerusalém. Como autor do livro profético mais longo, sua carreira se estendeu por mais de 40 anos, durante o reinado dos últimos cinco reis de Judá e além.

Ainda jovem, Jeremias foi chamado por Deus. Ao longo de sua vida longa e turbulenta, ele constantemente teve que confrontar um povo que havia rejeitado Deus em favor de falsos deuses. Ele os advertiu que isso levaria à sua destruição final, mas eles se recusaram a se arrepender.

Assim, Jerusalém e o templo foram destruídos, e o povo foi deportado para a Babilônia. Em seu famoso “sermão do templo”, ele alertou que o templo era vulnerável, quase perdendo a vida por esse discurso. (Jesus mais tarde se inspirou nessa mesma mensagem.)

Antes da queda de Jerusalém, Jeremias teve que lidar com profetas mentirosos que previam libertação. Ele foi tratado como traidor pelo povo por causa dos ultimatos que entregava da parte de Deus.

Em uma carta aos que já estavam no exílio babilônico, ele também alertou sobre os falsos profetas na Babilônia e instruiu o povo a se estabelecer para uma longa permanência, dando-lhes orientações para preservar sua identidade étnica.

Quando Jerusalém finalmente caiu, os babilônios deram a Jeremias a opção de permanecer em Judá. Ele escolheu ficar, mas um grupo de judeus o forçou a ir para o Egito, onde, segundo a tradição, ele morreu. Mesmo no Egito, ele teve que pregar contra os judeus que adoravam outros deuses.

Jeremias foi um dos profetas mais marcantes, usando recursos visuais para reforçar suas mensagens. Ele também foi um dos mais tristes, pois seu fardo espiritual era muito pesado.

O povo não o ouvia, e até mesmo alguns de seus conterrâneos e parentes o perseguiram e tentaram matá-lo. Ele teve períodos de profunda depressão por causa de seus fracassos. Não queria ser profeta inicialmente, mas a urgência de sua mensagem era como um fogo ardendo dentro dele, que ele não conseguia conter, Jeremias 20.9.

Sua vida foi um exemplo de total fidelidade a Deus, independentemente de desejos pessoais ou circunstâncias.

Este texto foi traduzido da International English Bible, uma publicação de irmãos nossos. A introdução foi publicada primeiro no grupo: Lendo juntas.

···

Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.

Assine o site gratuitamente: