Esta introdução foi traduzida da International English Bible, uma obra publicada por irmãos.
Daniel foi para a Babilônia durante a primeira deportação, em 606 a.C. Ele e outros membros das famílias reais e nobres da Judeia receberam treinamento especial para servir na corte babilônica. Ele rapidamente ganhou reputação como intérprete de sonhos e enigmas. Isso levou à sua nomeação para altos cargos no governo.
Já idoso, Daniel serviu na administração medo-persa após a queda da Babilônia em 539 a.C. Ele era diferente dos outros profetas, pois não andava dizendo: “Assim diz o Senhor”. Em vez disso, ele era principalmente um intérprete de sonhos e um receptor de visões.
O livro se divide naturalmente em duas partes. Em Dn 1-6, Daniel falou na terceira pessoa sobre atividades envolvendo a si mesmo e seus três companheiros judeus, e interpretou sonhos e enigmas recebidos por outros. Em Dn 7-12, ele falou na primeira pessoa sobre visões que ele mesmo recebeu.
Algumas das histórias mais conhecidas do Antigo Testamento se encontram no Livro de Daniel, especialmente aquelas sobre os três amigos de Daniel na fornalha ardente (Dn 3) e Daniel na cova dos leões (Dn 6).
O livro tornou-se um campo de batalha moderno por duas razões. Os estudiosos liberais situam a redação do livro em meados do século II a.C., enquanto os conservadores geralmente acreditam que ele foi escrito por Daniel no século VI a.C. Em segundo lugar, os estudiosos estão divididos quanto à identificação histórica precisa das características das visões.
O livro tem muitas passagens importantes, mas Daniel 12.2-3 se destaca como a referência mais clara do Antigo Testamento à ressurreição dos mortos. A passagem-chave do Antigo Testamento por trás da aplicação do termo “Filho do Homem” por Jesus a si mesmo é Dn 7.13.
O material de todos os capítulos de Daniel é citado ou mencionado no livro do Apocalipse, e apenas dois de seus capítulos não têm alguma referência a Daniel.
Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.
Assine o site gratuitamente: