A importância do dia de Pentecoste para nós hoje

7 motivos por que Atos 2 é importante para nós.

Na data de hoje, católicos e alguns grupos protestantes seguem um calendário anual que celebra os eventos do dia de Pentecoste narrados em Atos 2.

Esse capítulo é central para a fé dos cristãos. Um irmão até chamou o capítulo de o eixo da Bíblia (J.D. Bales, The hub of the Bible). Certamente, o capítulo representa um dos textos mais importantes das Escrituras. Veja sete motivos por que esse dia é importante aos cristãos:

Primeiro, no dia de Pentecoste Jesus é pregado pela primeira vez depois da sua ressurreição. Jesus é o assunto da mensagem, desde o princípio. Seu ministério, sua morte e ressurreição, sua exaltação, foram todos assuntos da primeira pregação do evangelho. E a grande conclusão: “a esse Jesus, que vocês crucificaram, Deus fez Senhor e Cristo!” Atos 2.36. Como Senhor, ele requer submissão e lealdade; como o Ungido de Deus, ele serve como a grande propiciação que tira o pecado do mundo e salva definitivamente.

Segundo, neste dia foi cumprido “o plano preestabelecido por Deus” Atos 2.23. Foi a vontade de Deus não somente enviar seu Filho à cruz, mas também proclamar este ato para o mundo inteiro, Atos 1.8. Agora, o processo começa para valer. O livro de Lucas tem seu complemento no livro de Atos; quer dizer, a salvação que Jesus realizou pelo projeto divino agora é anunciado por lábios humanos pela mesma determinação do Senhor.

Terceiro, neste dia o Senhor Jesus Cristo estabeleceu a sua igreja, como tinha prometido em Mateus 16.18. Este fato é uma das marcas da igreja verdadeira: o seu estabelecimento neste dia, na cidade de Jerusalém. As denominações, todas, se iniciaram em outras datas, em outros locais, por outros fundadores.

Quarto, no dia de Pentecoste o perdão dos pecados se tornou realidade. Antes, os pecados foram perdoados olhando para a cruz ainda no futuro. Em Atos 2, o sangue de Cristo já podia ser aplicado no momento da obediência dos arrependidos, Atos 22.16; 1 João 1.7. Todo domingo os cristão comem a ceia e lembram das palavras do seu Senhor: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês” Lucas 22.20. Que bênção viver deste lado da Cruz!

Quinto, neste dia veio o Espírito Santo. Veio sobre os Doze apóstolos de uma maneira especial e miraculosa. Nos Doze e, mais tarde, na família de Cornélio seria cumprida a profecia da vinda do Espírito, Atos 2.17-21. Mas agora as pessoas imersas na água podiam receber a dádiva da sua presença nas suas vidas, Atos 2.38. Esta é a promessa “para todos os que forem chamados pelo Senhor, nosso Deus” v. 39. Sua presença se evidencia, não por milagres ou falar em outros idiomas, mas sim pelo fruto do Espírito, Gálatas 5.22-23, e pelo “poder, amor e autocontrole” que ele nos dá no empenho da obra de Deus, 2 Timóteo 1.7.

Sexto, neste dia as Escrituras Sagradas receberam destaque. O sermão de Pedro foi composto em grande parte de citações do Antigo Testamento, Atos 2.17-21, 25-28, 31, 34. Depois de serem imersos na água, os convertidos se dedicavam “ao ensino dos apóstolos” Atos 2.42. Logo, começaria o processo de escrever o seu ensino, que teve origem em Jesus, em forma que chegaria para nós como o Novo Testamento, completando as Escrituras que conhecemos como a Bíblia. O Antigo Testamento olhou para o futuro, o Novo lembra a vida e a morte de Cristo ─ e ainda nos lembra da sua promessa da sua segunda vinda.

Sétimo, no dia de Pentecoste foi proclamado os termos do perdão, qual a parte do ser humano no processo da salvação. O que devemos fazer? Para as pessoas que fazem essa pergunta com fé, a resposta é simples e clara: Resolver deixar o pecado (arrependimento) e ser imerso na água, para ser perdoado, Atos 2.38. Esta resposta é repetida ao longo do livro de Atos. Tinha sido dada pelo próprio Senhor (ver Mateus 28.18-20; Marcos 16.15-16; Lucas 24.47; João 3.3, 5). Agora, pelos evangelizadores em Atos, a resposta é falada sempre que surge a oportunidade. Neste sentido, o dia de Pentecoste continua até os dias de hoje, pois os que já ouviram e obedeceram repetem estes termos para os que precisam saber e entrar em Cristo. Vocês, caros leitores, precisam resolver viver para Cristo e entrar no seu Corpo, em vez de viver ou no mundo ou na tradição religiosa? Este é o convite que Jesus faz a todos nós.

Os cristãos não observam, como as denominações, um calendário anual. Observam, sim, o partir do pão todo primeiro dia da semana. E nesse dia, como em todos os dias da sua vida, os discípulos dão graças a Deus por terem recebido o conhecimento da salvação, o cumprimento do plano eterno e a tarefa de participar da redenção da humanidade.

 

··· Assine o site gratuitamente: