POR DAVID SPROULE ─ Há algumas Escrituras que declaram claramente: “Ninguém jamais viu a Deus” João 1.18; 1 João 4.12; cf. 1 Timóteo 6.16; 1 João 4.20. Mas há outros versículos que indicam que Moisés e seus companheiros “viram o Deus de Israel” Êxodo 24.10, Jacó viu “Deus face a face” Gênesis 32.30, e Moisés falou com Deus “face a face” Números 12.8.
Como algumas Escrituras podem dizer que ninguém viu a Deus e outras que pessoas o viram? Não é isso uma contradição?
Acrescente a isso os seguintes versículos. Deus disse: “Você não poderá ver meu rosto, porque ninguém pode me ver e continuar vivo” Êxodo 33.20, e, no entanto, Jacó disse: “Vi a Deus face a face, e, contudo, minha vida foi poupada” Gênesis 32.30. Esses parecem se contradizer, não é mesmo?
Vamos começar pela natureza de Deus. Esta é a chave. Jesus nos diz que “Deus é espírito” João 4.24. Ele é “invisível” Colossenses 1.15; 1 Timóteo 1.17. Paulo explica ainda mais que o Senhor habita “em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver” 1 Timóteo 6.16. Não se trata apenas de que “ninguém viu” a Deus — ninguém, pela própria natureza da essência de Deus, “pode ver” o que é “invisível”.
Então, o que aquelas pessoas “viram” quando “viram” o Deus invisível que não pode ser visto? Jesus disse que ele foi o único a ver Deus em sua verdadeira essência, pois somente ele compartilha essa essência, João 6.46. Assim, embora “ninguém jamais viu a Deus”, Jesus, “que está ao lado do Pai, o revelou” João 1.18. Ao ver Jesus na carne, o homem pôde ver o Pai, João 14.9.
Quando o homem viu a Deus na carne, ele estava vendo a Deus, mas em uma forma humana (e não em “sua [forma espiritual]” João 5.37; cf. Filipenses 2.7). Poderia isso, então, ser a mesma coisa que Jacó, Gênesis 32.30, e Moisés, Êxodo 33.11, viram? Essa é a conclusão que segue a evidência, pois a Bíblia não se contradiz, especialmente dentro do mesmo parágrafo — “o Senhor falou com Moisés face a face (…) Mas ele disse: ‘Você não poderá ver meu rosto (…) e viver’” Êxodo 33.11, 20.
Eles estavam limitados a ver a Deus apenas em capacidades restritas. Vamos deixar que a Bíblia explique o falar com o Senhor face a face.
Em Números 12, o Senhor falou com Arão e Miriã em “visão” e “sonho” 12.1-6, mas falou com Moisés “face a face” 12.8. A frase: “face a face” significa que Deus estava falando “claramente, e não em provérbios; e [Moisés] viu a forma do Senhor”. Deus falou de maneira íntima com certos personagens bíblicos, revelando-se (até mesmo sua “glória” Êxodo 33.18, 22) por meio de formas visíveis e manifestações, como se estivessem vendo seu rosto. É uma maneira figurativa de enfatizar quão próximo Deus estava com certas pessoas, mas como humanos, eles estavam limitados a ver a Deus apenas em capacidades pelas quais Deus se revelou a eles. Eles viram o que Deus quis que seus humanos vissem.
O irmão David é pregador no estado americano da Flórida.
Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.
Assine o site gratuitamente: