A cidade de Filipos tinha uma história variada. Foi nomeada em homenagem a Filipe da Macedônia, que tomou a cidade em 358 a.C. dos trácios. Ele foi o pai de Alexandre, o Grande. Em 42 a.C., Marco Antônio e Otávio derrotaram Bruto e Cássio nas proximidades e, consequentemente, transformaram a República Romana (oligarquia) no Império Romano. Mais tarde, Augusto César fez de Filipos uma colônia romana. Era uma parada principal na grande estrada. Comerciantes indo para o Leste ou Oeste passavam por lá. Portanto, era um lugar estratégico para a disseminação do Evangelho. Na parte inicial da segunda viagem missionária de Paulo, o Senhor indicou que queria que Paulo cruzasse para a Macedônia, Atos 16.9-10, um evento que afetou todas as nossas vidas no Ocidente. Esta foi a primeira congregação a ser estabelecida em solo europeu. O texto de Atos 16.6-40 descreve o contato de Paulo com Lídia e a família do carcereiro de Filipos. Paulo pode tê-los visitado novamente quando viajou de Éfeso para a Macedônia, Atos 20.1; 2 Coríntios 2.12-13; 7.5-6. Sabemos que ele passou um tempo lá naquela primavera, Atos 20.6.
É irônico que Filipenses tenha sido escrito em outra prisão (em Roma) uma década depois. Paulo, que se sustentava, normalmente recusava receber um salário de pregador por princípio, 1 Coríntios 9.12; Atos 18.3. No entanto, ele aceitou encorajamento e apoio financeiro dos irmãos de Filipos quando estava em Tessalônica, Filipenses 4.16-18, e enquanto estava em Corinto, 2 Coríntios 11.9. Epafrodito chegou a Roma vindo de Filipos com outra oferta de amor. Epafrodito quase morreu, mas se recuperou, Filipenses 2.25-30; 4.18. Paulo o enviou de volta a Filipos com esta carta e com seus sinceros agradecimentos pela oferta deles. Ele os tranquilizou de que seriam vitoriosos se tivessem a mesma atitude de Cristo, em vez de orgulho arrogante. O texto de Filipenses 2.5-11 é uma passagem clássica.
Embora, estritamente falando, não haja um tema único desenvolvido, o pensamento principal de Filipenses é a suficiência total de Cristo em qualquer circunstância — boa ou ruim. Cristo é o próprio significado da vida e da morte, Filipenses 1.20-21. Mais de uma dúzia de passagens irradiam a alegria e a confiança de Paulo. Ele os amava muito e os exortava a perseverar.
Este texto foi traduzido da International English Bible, uma versão traduzida e publicada por irmãos nossos.
Comente este artigo por meio deste formulário: RM
Assine o site gratuitamente: