Os cursos bíblicos por correspondência foram usados para abrir novos pontos de trabalho, isto é, iniciar novas comunidades de discípulos. Hoje, deram lugar a esforços de ensino online. Mas ainda têm grande valia para o evangelho.
Anos atrás, o irmão J.C. Choate me incentivou a traduzir o curso dele, sobre a igreja da Bíblia, para o português. (O curso dele foi produzido na Ásia.) Até providenciamos a tradução. O curso está quase pronto para a gráfica.
Além de algumas adaptações para a realidade brasileira, acrescentei um capítulo a mais, baseado em outro livro do irmão J.C., sobre como iniciar uma congregação na cidade do novo convertido, além das experiências próprias na nossa região. Pedi que vários evangelizadores enviassem recomendações e perspectivas. Dois responderam ao pedido, dos estados de Pernambuco e São Paulo.
Após extensa introdução, explicando o significado de “primícias”, dou sete conselhos práticos aos convertidos (e mesmo aos discípulos antigos) sobre como iniciar uma congregação. O primeiro conselho segue abaixo.
#1. COMECE EM CASA. No mínimo, você poderá estabelecer um momento durante a semana ou no sábado para uma leitura bíblica e uma oração. Convide seus conhecidos a participar. Aos participantes ofereça um estudo ou um curso como este.
As congregações no primeiro século se reuniam em casas. Somente séculos mais tarde, alguém pensou em fazer uma construção própria para as reuniões. Com suas reuniões nos lares, a igreja no primeiro século cresceu rapidamente. Fazer seus trabalhos nas casas não foi empecilho, mas sim vantagem. Pode acontecer isso novamente, a partir da sua casa.
Este curso tomará formato de livro. Será excelente para evangelizar e para estudos em grupo nas congregações. No último caso, servirá para treinar irmãos no ensino e no progresso do evangelho.
Nos próximos dias, incluirei mais conselhos deste capítulo. Assine o site abaixo para notícia do lançamento do curso sobre a igreja bíblica. (O título ainda será definido, mas deve refletir essa ideia.)