Confronto, iniciativa e objetivo em João 5

Pontos observados durante uma aula.

Durante nosso tempo em Minas Gerais, assistimos uma aula na congregação em Contagem do irmão Alexandre Magalhães sobre a vida de Cristo. O texto da hora foi em João 5. O ensino foi verdadeiro e envolvente.

Anotei umas ideias, separadamente da aula, sobre o capítulo.

(1) Os judeus queriam matar Jesus por infringir suas tradições, João 5.16-18. Jesus, porém, não põe panos quentes para apaziguar a situação. Todo o seu ensino é acusatório e confrontativo. Exemplo é João 5.41: “(…) vocês não têm o amor de Deus”. Ele fala a verdade, sempre de forma enfática. Suas falas intensificam o conflito com as autoridades religiosas. O Senhor afirma que estas nunca tinham ouvido a voz de Deus e que a palavra dele não habitavam neles, João 5.37-40.

(2) Jesus afirma algumas das condições para receber a vida eterna e mostra que antes de ouvir e crer, ele tinha dado a sua palavra, João 5.24: “Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida”. A iniciativa está sempre com Deus. Ele fala e age antes de podermos responder-lhe. Esta verdade tenho enfatizado bastante nos últimos anos. No capítulo sobre Deus, do novo livro: As Palavras da Fé, dediquei uma seção sobre o assunto. Este ensino está por toda parte da Bíblia.

(3) O Senhor nunca perdeu de vista o objetivo da sua vinda, do seu ensino e da sua morte, João 5.34: “(…) digo essas coisas para que vocês sejam salvos” (NAA). A resistência forte das autoridades exigia medidas fortes, palavras fortes da parte do Senhor. Para alguém que tinha o mínimo de consciência, as palavras do Senhor podiam acordar, reorientar, salvar. Ele pagou por suas palavras com a sua vida. E pela sua morte, salvou alguns.

(4) Neste capítulo também encontramos a famosa afirmação do Senhor sobre as Escrituras, João 5.39-40: “Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida”. Na Bíblia encontramos Jesus e em Jesus encontramos a vida eterna. Mas muita gente não quer Jesus; portanto não terão a vida. (Esta frase descreve você?)

Nesses pontos, e em muitos outros, Jesus nos convida a encontrá-lo e ele nos chama a segui-lo.

··· Assine o site gratuitamente:


 

Deixe uma resposta