30, 60 e 100 por 1

O importante é sermos abundantes no trabalho.

Para memorizar e pensar, por Valdir José da Silva ─ 

“Então pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a igreja, eleger alguns homens dentre eles e enviá-los a Antioquia, juntamente com Paulo e Barnabé. Foram eleitos Judas, chamado Barsabás, e Silas, que eram líderes entre os irmãos.” – Atos 15:22

“Portanto, estamos enviando Judas e Silas, os quais pessoalmente lhes dirão as mesmas coisas.” – Atos 15:27

“Judas e Silas, que eram também profetas, consolaram os irmãos com muitos conselhos e os fortaleceram.” – Atos 15:32

“[Mas pareceu bem a Silas permanecer ali.] Paulo e Barnabé demoraram-se em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor.” – Atos 15:34-35

O texto de hoje é uma transição, um preparo entre a primeira e a segunda viagem missionária.

Silas é citado quatro vezes. Se Barnabé (e também Paulo, claro), imaginassem que esse homem se tornaria o principal companheiro de Paulo por muitos anos. E também de Pedro no futuro, pois nas cartas do Novo Testamento aparece como Silvano. Silas é a forma abreviada do nome. Seguem os textos nos quais aparece seu nome como Silvano: 2 Coríntios 1:19, 1 Tessalonicenses 1:1, 2 Tessalonicenses 1:1 e 1 Pedro 5:12. Barnabé desaparece do relato de Lucas, sendo citado rapidamente na carta de Paulo aos colossenses (4:10).

O texto de hoje, no qual Lucas prepara seus leitores para a entrada de Silas, trouxe-me algumas reflexões:

1º ─ Na igreja de Deus ninguém é insubstituível, pois o plantel do Senhor é enorme. Desde o capítulo 4 Barnabé apareceu no livro de Atos com destaque. Em razão do conflito com Paulo (que será comentado nesse espaço) desaparece das páginas da Escrituras e substituindo-o surge Silas. Pensar desta forma nos ajuda a trabalhar de uma maneira mais saudável na igreja.

“Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um de vocês que não pense de si mesmo além do que convém. Pelo contrário, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” – Romanos 12:3

2º ─ 30, 60 e 100 por um. Na parábola do semeador, a boa terra é aquela que reproduz, dá fruto. Mas o faz de forma diferente. Há três tipos de bons solos: o primeiro produz a 30, o segundo a 60 e o terceiro a 100 por 1, conforme o Senhor Jesus nos ensina:

“Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um.” – Mateus 13:8

“Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.” – Mateus 13:23

Como podemos exemplificar os que produzem a 30 por 1? É a maioria dos cristãos, são anônimos, pouco conhecidos, mas importantíssimos no reino de Deus. Vejamos um exemplo desses:

“Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene e que foram até Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor Jesus. A mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor.” – Atos 20-21

Essas pessoas foram responsáveis pelo estabelecimento da igreja em Antioquia, responsável pela primeira e segunda viagem missionária. Quem eram eles? Qual os seus nomes? Como viviam? Não sabemos, mas na volta do Senhor Jesus, receberão o seu galardão, pois são conhecidos por Deus e seus nomes estão no livro da vida (Filipenses 4:3).

É uma lição para os momentos em que nos sentimentos irrelevantes no reino de Deus. Todo cristão é instrumento de Deus em sua grande obra.

Acredito que no grupo dos que produzem 60 por 1 estão Silas, que será o novo companheiro de Paulo, Barnabé, talvez Timóteo, entre outros. Pessoas cujos nomes aparece na obra, mas geralmente como ajudante de alguém representado pelo solo que produz a 100 por 1. Ainda hoje existem muitos.

E quem são os que produzem 100 por 1? A primeira lembrança que me vem é o próprio apóstolo Paulo, que participou direta ou indiretamente no estabelecimento de mais de 30 igrejas no Novo Testamento, escreveu 13 dos livros da Nova Aliança e ainda hoje é muito destacada. Como ele creio que estejam os apóstolos Pedro e João. Quando Deus deseja levanta pessoas assim, que ficam muito famosas no meio da irmandade.

Vejamos mais um exemplo citado hoje dos 30 por 1: "Paulo e Barnabé demoraram-se em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor". Esses muitos outros, que serviam em Antioquia, também fazem parte do 30 por 1.

Não importa se somos os 30, 60 ou 100 por 1, o importante é servir. E aproveitar oportunidades, como Silas aproveitou, tendo se tornado companheiro de Paulo em suas viagens e inclusive aparecer como coescritor em algumas de suas cartas. Às vezes oportunidades aparecem no reino e, por não percebermos ou mesmo falta de disposição, perdemos.

Concluindo a reflexão, não importa se somos exemplos dos que produzem 30, 60 ou 100 por 1. O importante é sermos abundantes no trabalho, dedicados e sempre preparados e dispostos para novas missões que nosso patrão, o Senhor Jesus, quiser nos chamar.

“Portanto, meus amados irmãos, sejam firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o trabalho de vocês não é vão.” – 1 Coríntios 15:58

Veja as várias opções para receber as meditações de Valdir na internet: https://is.gd/pensar

··· Assine o site gratuitamente:


 

Deixe uma resposta