Quando falo que o ano de 2023 é para mim o Ano da Missão, o que quero dizer? Não é que os outros anos não fossem da missão, nem que anos futuros não sejam. É maneira de organizar meus planos e meu ensino.
Primeiro, vamos definir "missão". O termo significa envio. Quem envia é Deus. Na Bíblia, o verbo enviar é usado bastante com Deus como sujeito. Isso nos lembra da iniciativa de Deus – ele começou com tudo, dá continuidade ao seu projeto redentor e vai levá-lo a termo.
Pelo Ano da Missão quero afirmar três verdades importantes sobre a missão de Deus:
- Deus quer mostrar seu amor para você.
- Ele faz isso por meio de Jesus Cristo.
- Ele faz isso por meio de seu povo.
- Deus quer usar você para mostrar seu amor aos outros.
- Ele quer que você tenha algo a dizer sobre Jesus.
- Ele quer que você ofereça o seu amor aos outros.
- Deus quer aproximar você dele por meio da família dele.
- A família dele é a igreja do Senhor Jesus Cristo.
- Esta família não é instituição, nem denominação.
É preciso ver cada momento e situação como oportunidade de cumprir a missão de Deus. Pelo que vi, poucos fazem isso — especialmente homens treinados nos programas bíblicos. (São homens de púlpito domingueiro.) Ainda estou aprendendo a enxergar cada dia e cada hora como expressão da missão. Se Deus deve ser o nosso foco todo dia, também devem ser o seu amor e o seu desejo de salvar.
Ele quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade. 1 Timóteo 2.4 VFL.
O amor de Deus é um amor salvador, redentor, purificador, transformador. Leia o verso de João 3.16, que junta o seu amor, o seu envio e a sua salvação. Ele não nos deixa como estamos. Ele não nos abençoa apenas fisicamente. Seu amor transportaria as nossas almas para o lar celestial junto com ele.
Essa mudança de destino somente pode ocorrer quando é recebida. Por isso, é necessário conhecer como receber a salvação que ele oferece. Precisamos (por favor, leia cada ponto com cuidado):
- Ouvir o ensino de Jesus e crer nele.
- Desejar ser como Jesus.
- Resolver seguir Jesus.
- Confessar o nome de Jesus.
- Obedecer os mandamentos de Jesus.
- Receber a imersão em nome de Jesus.
- Crescer cada vez mais à imagem de Jesus.
- Imitar o exemplo de Jesus.
- Proclamar a mensagem de Jesus.
- Edificar o povo de Jesus.
- Gloriar-nos na cruz de Jesus.
- Esperar a vinda de Jesus.
A missão é para todos os seguidores de Cristo, para todos os filhos de Deus. Vivemos para isso, trabalhando para levar os bons efeitos da Cruz até todas as pessoas. O processo não é automático, pois Deus quer o exercício do nosso livre arbítrio, da nossa decisão e comprometimento.
A maioria das pessoas – inclusive os cristãos de hoje – quer conforto. Evita constrangimento e inconveniência, foge do sofrimento. Contudo, o nosso chamado à missão inclui exatamente os rigores físicos, emocionais e espirituais que tantos querem excluir da sua fé.
A um homem que expressou desejo de seguir Jesus, nosso Senhor disse: "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça" Mateus 8.20; Lucas 9.58.
Quem entregará seu travesseiro a fim de seguir Jesus e acompanhá-lo até a cruz, para que todos sejam salvos?
5 Comments
Obrigado meu irmão….
Por nada! Prazer estar voltando a marcar presença na internet.
Muito encorajadora a mensagem. Muito obrigado! Que Deus nos fortaleça para nos entregarmos à missão todos os dias e em todas as oportunidades.
Obrigado, Flávio. Amém!
Observo que de forma a não deixar dúvidas, quanto ao “IDE”, o nobre irmão, como que, compassadamente e em detalhes, nos presenteou servindo de canal para o mestre, com esta explanação sobre nossa missão.
E como não poderia deixar de ser, a glória é para nosso Senhor e Deus!