heterodidaskaléō : ensinar outra doutrina
Forma grega: ἑτεροδιδασκαλέω
Este verbo composto é usado pelo apóstolo Paulo no início e quase no final de 1Tm — 1.3 e 6.3. Não aparece em outro lugar no Novo Testamento. Pode ter sido criado pelo próprio Paulo. O verbo serve como uma moldura para a carta, enfatizando o perigo que Timóteo está enfrentando.
Algumas versões bíblicas traduzem o verbo como “ensinar doutrinas falsas”. A doutrina diferente acaba sendo falsa, mas não se deve perder de vista, especialmente em época como a nossa que valoriza a diversidade, que é o ensino diferente que é repudiado. Compare Gl 1.6-9: “outro evangelho”, que traz a maldição sobre quem o proclama. A doutrina diferente é ruim e inaceitável porque diverge da apostólica que, para nós, é encontrada dentro do Novo Testamento.
A doutrina diferente fica em contraste com a sã doutrina, 6.3, pois não pode produzir os efeitos salutares da verdadeira. De fato, ela revela, da parte de quem a promove, um “interesse doentio” 6.4. Quem introduz a doutrina diferente “é orgulhoso e nada entende” v. 4. Assim, deve ser resistido e desmascarado, ou exposto, pelo que é (cp. Ef 5.11).
Este forte verbo é mais uma evidência — mais uma peça na construção da igreja — da completa verdade que Cristo revelou aos apóstolos por meio do Espírito Santo. “Note-se que isto [a existência da doutrina diferente] implica uma reconhecida “forma de doutrina” ou “modelo de ensino” Rm 6.17, já aceito geralmente” (Novo comentário da Bíblia, 1314).
Qual deve ser a postura de Timóteo frente àqueles que estavam ensinando outra doutrina? Ordenar que parassem. O termo por trás de “ordenar” (gr. parangello) é encontrado várias vezes na carta (1.3; 4.11; 5.7; 6.13, 17) e tem por trás um mandamento com autoridade. Foi usado para ordens militares. Lembra-nos do que Tito devia fazer: “É necessário que eles sejam silenciados” Tt 1.11.
Na igreja de Deus, não há liberdade de expressão. Há responsabilidade da parte dos guias, dos evangelistas, dos supervisores e dos mestres de não somente ensinar corretamente, 2Tm 2.15, mas de não permitir que outros ensinamentos tenham livre curso entre os irmãos. Que aprendam essa lição os de espírito ecumênico, os promotores da paz a todo custo e os covardes!
A Nova Bíblia pastoral até traduz o termo “ordenar” como “impedir alguns de ensinar outra doutrina” (também Edição pastoral e Nova Bíblia viva). Essa tradução nos lembra de que não é para apenas admoestar aqueles que falam o que não devem, que promovem outras doutrinas, mas também tomar atitudes que, na prática, impedem tais mestres de fazê-lo.