POR VALDIR JOSÉ DA SILVA ─
“Porém Moisés respondeu: — Ah! Senhor! Envia alguém outro que quiseres enviar, menos a mim” Êxodo 4.13 NAA.
As desculpas de Moisés para não ir libertar o povo de Israel são até cômicas: primeiro queria saber o nome de Deus, depois disse que não era digno para fazer tal obra, em seguida que era pesado de língua para falar.
Para todas as desculpas Deus tinha uma solução, até que finalmente Moisés é sincero com Deus e diz simplesmente que não quer ir, que o Senhor enviasse outra pessoa. Neste momento Deus divide a missão de Moisés com seu irmão Arão, não sem antes ficar muito irado com o profeta.
Hoje não é diferente. Somos chamados para a grande missão de buscar e salvar o perdido. O Senhor deseja nos utilizar e também às vezes damos desculpas furadas que apenas escondem a preguiça, a desmotivação, o desejo de cuidar apenas de nossos interesses, como Moisés, em continuar pastoreando as ovelhas do sogro.
Desculpas famosas: tenho medo, não estou preparado, não tenho talento ou dom para fazer isso, o outro é mais preparado e faz melhor. E assim por diante.
Precisamos, nesses momentos, reconhecer que na realidade falta vontade ou prioridade para a obra do Senhor. Contando isso a Deus, Ele não vai aceitar, pode até diminuir nosso encargo, mas certamente encontrará alguém para nos ajudar ou algo com menos responsabilidade para fazermos.
Servir a Deus, servir as pessoas, servir a igreja do Senhor é um grande privilégio com muita responsabilidade. Moisés não seria o profeta respeitado que é hoje se não tivesse aceitado. Deus quer nos utilizar sempre, dentro das nossas limitações, através do seu poder que atua em nós e pode fazer infinitamente mais do que pensamos e pedirmos, Efésios 3.20.
Valdir escreve as meditações: “Mergulhando na Palavra” no site de Pagecord., de onde foi tirado o artigo acima. Você pode assinar o site dele e receber o conteúdo ou por email ou por RSS.
Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.
Assine o site gratuitamente: