O chamado à unidade

POR MALCOLM HILL ─ Estamos vivendo numa época em que ouvimos o chamado à unidade na religião por todos os lados. Muitas das maiores igrejas de Cristo já comprometeram a verdade e aderiram ao chamado denominacional por unidade a qualquer preço. O pedido por unidade não é algo novo. As denominações têm clamado por unidade na religião há muitos anos.

Muitos não entendem a natureza do cristianismo. Eles olham para o caminho espaçoso e querem incluir em sua comunhão todos os que dizem crer em Cristo. Quantas vezes você já ouviu o chamado à unidade “como cristãos”? Todos os que se incluíram sob o guarda-chuva da cristandade têm dito há anos: você vai pelo seu caminho e eu pelo meu, e vivamos juntos em paz. Eles nos dizem que todos estamos buscando o mesmo lugar. Isso, talvez, seja verdade, mas devemos lutar legitimamente ou de acordo com a Bíblia, 2 Timóteo 2.5.

Não somos livres para fazer o que queremos quando se trata de questões de salvação. Jesus tinha isso em mente quando disse:

“Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim pôr em divisão o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra; e os inimigos do homem serão os da sua própria casa” Mateus 10.34-36.

Cristo sabia que alguns aceitariam sua palavra e também sabia que outros não aceitariam. Chegar no meio-termo muitas vezes resolve questões. Mas o cristianismo não é uma religião de meio-termo, e isso pode ser visto pelo autor do cristianismo, Jesus Cristo. Se Cristo fosse um homem sem princípios, ele nunca teria morrido na cruz. Se ele tivesse cedido às pessoas de seu tempo, ele nunca teria sido crucificado. As pessoas religiosas de seu dia o rejeitaram porque ele não se juntou a elas em suas atividades religiosas. Cristo ensinou contra a falsa doutrina delas, e isso as irritou, Mateus 15.8-15.

Àqueles da igreja que desejam unidade com as denominações, perguntamos: do que vocês estão dispostos a abrir mão para ter unidade religiosa?

  • Estão dispostos a abrir mão da Ceia do Senhor no primeiro dia da semana? Atos 20.7.
  • Estão dispostos a adicionar um instrumento musical ao culto a Deus? Somos instruídos a cantar, mas não somos instruídos a cantar e tocar, Efésios 5.19. Há tanta autoridade para ter presunto e ovos na Mesa do Senhor quanto para ter um instrumento no culto.
  • Estão dispostos a abrir mão da imersão em água para receber remissão dos pecados? Atos 2.38.
  • Estão dispostos a abrir mão de Cristo como o Filho de Deus? João 8.21,25.
  • Estão dispostos a abrir mão da Bíblia e aceitar o Alcorão e seus ensinamentos?
  • Estão dispostos a abrir mão do Deus da Bíblia para ter unidade no mundo?

Quando alguém abre mão de uma doutrina bíblica de salvação não existe nenhum muro de contenção. Na realidade, a pessoa acaba sem religião alguma quando começa a deixar de lado a doutrina bíblica em favor dos ensinamentos dos homens.

Estou disposto a abrir mão das minhas opiniões para ter unidade bíblica. Estou disposto a abrir mão de qualquer doutrina falsa que eu tenha para ter unidade bíblica. Estou disposto a aceitar diferentes personalidades para ter unidade bíblica. Estou disposto a abrir mão de coisas obscuras para ter unidade baseada na Bíblia. Estou disposto a perdoar para ter unidade bíblica. Estou disposto a abrir mão de qualquer coisa que a Bíblia não autorize para ter unidade bíblica.

A única maneira de ter unidade bíblica na religião é fazer o que a Bíblia autoriza e somente o que a Bíblia autoriza, Colossenses 3.16; Mateus 4.4; Mateus 16.19.

Estou disposto a fazer isso. E você?

Malcolm L. Hill (1934-2012) foi o fundador da Faculdade bíblica de Tenessi e dedicou sua vida a pregar, ensinar e defender a unidade do povo de Deus com base na autoridade das Escrituras. Este artigo foi reproduzido no site da faculdade. Foi escrito originalmente em 2007.

···

Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.

Assine o site gratuitamente: