A frase: “em Cristo”, não pode ser separada dos outros termos da saudação de Paulo em Colossenses 1.2: “aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos” (NAA). Paulo identifica dois locais nessa saudação: em Cristo e em Colossos. (Veremos este último a seguir.) O primeiro local é espiritual e invisível; o segundo é físico e visível.
A frase: “em Cristo”, é uma favorita de Paulo, ou nesta forma ou em formas semelhantes (como “nele”). Para ele, expressa a nova realidade do seguidor de Cristo. Outros escritores do Novo Testamento também utilizam, mas nem tanto. Ver, por exemplo, 1Pedro 3.15; 5.10, 14. A origem dessa ideia remonta ao próprio Jesus:
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim, e eu vivo nele. João 6.56.
Em João 15, Jesus usou a figura da vinha para falar da absoluta necessidade de viver e permanecer nele. No próximo capítulo ele também falou da realidade de viver nele:” Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz” João 16.33.
Tudo o que acontece de bom e de espiritual acontece em Cristo. Tudo o que temos da parte de Deus, em relação à salvação e à vida eterna, encontra-se em Cristo:
Louvado seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo. Em Cristo, Deus nos tem abençoado com todo o tipo de bênçãos espirituais dos céus. Efésios 1.3 NVT.
Algumas versões, como a NTLH, procuram explicar o significado da frase. A NTLH, especificamente, geralmente a traduz assim: “em união com Cristo”. Por isso, as citações abaixo serão tiradas da Nova Almeida atualizada.
#1. COMO ENTRAR EM CRISTO
É por meio da imersão na água que entra em Cristo a pessoa que crê nele e decide abandonar o mundo e o pecado para servir ao Senhor.
Pois todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos vocês que foram batizados em Cristo de Cristo se revestiram. Gálatas 3.26-27.
Este texto explica como entrar em Cristo. Paulo estava lembrando os gálatas como fizeram isso, pois começavam a seguir outro evangelho. Quem é imerso na água para receber o perdão dos pecados se torna filho de Deus. É ato de fé. É ato pelo qual se reveste de Cristo, ou assume de vez o seguimento dele.
Pela imersão são acessadas todas as bênçãos espirituais, como a redenção, a salvação, a santificação, o amor de Deus, a nova criação, a graça de Deus, a satisfação de toda necessidade, a vida eterna e a glória eterna. As referências bíblicas são tantas que, para o propósito atual, o texto de Efésios 1.3 serve para abranger a todas.
#2. COMO PERMANECER EM CRISTO
Então Jesus disse aos judeus que haviam crido nele: — Se vocês permanecerem na minha palavra, são verdadeiramente meus discípulos, conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. João 15.7 NAA.
A palavra de Jesus acima resume bem a ideia principal de como permanecer nele. No centro da nossa permanência em Cristo é a permanência na sua palavra. Na sua primeira carta, João reforça esta verdade:
Permaneça em vocês o que vocês ouviram desde o princípio. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, também vocês permanecerão no Filho e no Pai. 1João 2.24.
Há um grupo considerável de termos que tratam deste princípio: fidelidade, perseverança, resistência, lealdade, firmeza etc.
As atividades para nos manter no Caminho são várias, mas alguém descreveu as principais como um banco de três pernas, ou três pilares: a leitura diária das Escrituras, a oração constante e a participação assídua na congregação dos santos. Tirar um destes é fazer a fé cair.
Para facilitar a memória, pode usar o seguinte acróstico:
- Bíblia
- Igreja
- Oração
- Sacrifício
BIOS é um dos termos gregos para a vida. Para completar a palavra acrescentei “sacrifício”. Tudo depende da morte de Cristo na cruz. É isso que proclamamos, 1Coríntios 1.23; Gálatas 3.1. “Porque decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado” 1Coríntios 2.2 A oferta da sua vida é a base de tudo. Seu sacrifício também nos chama a viver de forma sacrificial, Romanos 12.1-2.
#3. COMO SERVIR EM CRISTO
Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros. Romanos 12.4-5.
Paulo compara a igreja a um corpo humano. Em Cristo somos um só corpo. Quando entramos em Cristo pela imersão na água, o Senhor nos acrescenta à igreja, Atos 2.41, 47. Exatamente por isso Paulo descreve as congregações como “igrejas de Deus em Cristo Jesus” 1Tessalonicenses 2.14.
Não se pode falar sobre a salvação sem falar sobre a igreja, pois o mesmo ato que nos coloca em Cristo nos coloca na igreja. A entrada na igreja é a entrada no Reino, João 3.3, 5, o qual Jesus identifica com a igreja, Mateus 16.18.
Na igreja cada um tem lugar, espaço, serviço, trabalho, dons e oportunidades. Numa palavra, servir em Cristo é servir na igreja e com a igreja. (Igreja aqui se refere à família da fé, o corpo de Cristo, a congregação dos santos.)
A igreja concentra tudo o que Deus tem de bom para o ser humano. Novamente, igreja não é denominação, esta que é divisão por meio de nomes, credos e hierarquias humanos. Denominação é criação humana; a igreja é a única criação de Cristo, coisa preciosíssima, que foi comprada com seu próprio sangue, Atos 20.28.
Na igreja do Senhor Jesus servimos nele, para ele, para a glória de Deus. Entre você nele, permaneça nele, sirva nele, pois somente assim entraremos no último dia no Céu.
Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.
Assine o site gratuitamente: