Introdução à carta de Filemom

Esta introdução veio da International English Bible, uma obra publicada por irmãos nossos.

A Epístola a Filemom aborda a questão da servidão entre os judeus no tempo de Cristo e seus apóstolos. A chave para a carta de Paulo a Filemom é a lei hebraica sobre fugitivos, encontrada em Deuteronômio 23.15-16. Esta carta é a prova de que Paulo agiu em estrita conformidade com os requisitos mosaicos.

Paulo deu abrigo a Onésimo em sua própria casa alugada em Roma, enquanto aguardava julgamento. Paulo não traiu Onésimo nem o entregou ao poder de seu mestre (Filemom) como fugitivo. Paulo não enviou mensagem a Filemom para vir a Roma provar que Onésimo era seu escravo e levá-lo de volta para casa.

Em vez disso, Paulo protegeu benevolentemente e instruiu discretamente Onésimo sobre Jesus. Então, Paulo enviou Onésimo de volta (com seu próprio consentimento) como um mensageiro confiável e honrado, e como um irmão, levando um pedido a Filemom concernente à própria liberdade de Onésimo!

Paulo não acusou Onésimo de ter fugido injustamente. Pelo contrário, Paulo afirmou que foi pela misericordiosa providência de Deus que Onésimo se afastou de Filemom por um breve período, para que Onésimo pudesse ser recebido novamente mais tarde, não mais como servo, mas – muito mais que um servo – como um amado irmão cristão!

Nesta carta, Paulo suplicou a Filemom que recebesse Onésimo como teria recebido o próprio Paulo – como um amado irmão cristão! Nesta carta, Paulo suplicou a Filemom que recebesse Onésimo como teria recebido o próprio Paulo – como um parceiro. Qualquer mal que Onésimo pudesse ter causado a Filemom, mesmo que ele tivesse sido inútil para ele (naquela época), Paulo agora assume para si. Paulo não sugeriu que o erro estava no fato de Onésimo ter fugido de Filemom. Não, qualquer mal que Onésimo tivesse feito durante seu estado “inútil” de servidão, essa situação era irrelevante devido à profunda mudança no status espiritual de Onésimo.

Para que não houvesse nenhuma sombra de reivindicação remanescente por parte de Filemom contra Onésimo, pela qual ele pudesse dizer: “Eu (Filemom) manterei você (Onésimo) ainda em servidão até que pague sua dívida,” Paulo assume todas as dívidas de Onésimo, quaisquer que fossem, e se torna um garantidor por Onésimo.

O resultado é que Onésimo deveria ser visto como um homem livre, e não mais como um escravo.

···

Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.

Assine o site gratuitamente: