Autonomia congregacional promove doação e trabalho

POR JAMES MASSEY ─ Os planos denominacionais de finanças e organização frequentemente exigem que o dinheiro seja enviado para uma sede central. Mas nas congregações dos santos, autônomas, não há tal sede terrena.

O plano financeiro é que cada igreja use sua própria coleta no trabalho local do Senhor ou decida por si mesma onde o dinheiro será usado. Não há oficiais supervisores nem organização central para sustentar.

Esse plano estimula uma melhor contribuição. Se um membro sabe que todo o dinheiro que ele oferece na coleta será usado para edificar a congregação no seu local, ele deve estar mais disposto a doar. Ele pode ver claramente a necessidade em sua própria cidade ou no seu próprio bairro. Ele vê o quanto seu dinheiro é necessário. Ele sente uma sensação de realização ao ver essas necessidades sendo atendidas por suas ofertas.

A melhor maneira de encorajar a doação sacrificial é manter uma forte necessidade diante dos doadores. O plano de Deus para as finanças na igreja local oferece esse incentivo ao doador.

O arranjo de Deus também encoraja um maior interesse pessoal em todo o trabalho da igreja. Cada membro pode ver que nenhuma organização missionária fará o trabalho da igreja por ele. Ele mesmo é responsável. Se o trabalho for feito, ele deve fazê-lo. Isso mantém a responsabilidade nos membros locais, em vez de em algum outro grupo.

O plano de Deus para congregações independentes é o melhor para promover doação e trabalho.

O autor escreveu um livro sobre a organização bíblica da igreja de Deus. Trabalhou na Ásia e na África. Era também professor de grego, inglês e Bíblia em faculdades americanas.


Estamos traduzindo o livro do irmão, pois é excelente para o momento que estamos passando. O livro não sugere que a autonomia, ou independência, das congregações deixa elas distantes umas das outras, o que fica claro na obra no geral.

Pelo contrário, Cristo é Senhor de todos, Atos 10.36. Ele nos une debaixo da sua autoridade, pois é “Senhor deles e nosso” 1 Coríntios 1.1-2. Por isso somos “santos e fiéis irmãos em Cristo” Colossenses 1.2. O ensino apostólico em todas as congregações fortalece o elo do amor, 1 Coríntios 4.17; 7.17; 14.33. As doutrinas centrais do evangelho trazem unidade, a qual inspira todo esforço para manter e conservar, Efésios 4.1-6.

Dessa maneira, a igreja não é organizada de maneira formal, mas sim na unidade do Espírito de Deus que opera em todos os santos.

···

Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.

Assine o site gratuitamente: