Nota: Esta introdução foi traduzida de uma Bíblia de estudo produzida por irmãos, a International English Bible.
Isaías é um dos livros mais extensos e importantes do Antigo Testamento. O profeta iniciou sua carreira de 50 anos durante um período de relativa paz e prosperidade sob dois reis de Judá – Uzias e Jotão.
No entanto, logo as condições pioraram, especialmente no cenário internacional. Durante o reinado de Acaz, a Assíria se tornou uma superpotência e deportou o reino-irmão de Judá (Israel) em 722 a.C., mas Acaz considerava a Síria e Israel como maiores ameaças do que a Assíria. Isaías tentou tranquilizar Acaz, pedindo apenas que ele tivesse fé em Deus. Acaz recusou.
Mais tarde, em 701 a.C., durante o reinado do rei Ezequias, a Assíria devastou o interior de Judá, e a cidade de Jerusalém quase caiu. Novamente, Isaías pregou uma mensagem de esperança para um Judá arrependido, para que confiasse no Senhor.
Não se sabe exatamente quando a carreira de Isaías terminou, mas uma tradição judaica (que pode ser refletida em Hebreus 11.37) diz que ele foi martirizado pelo rei Manassés, filho de Ezequias.
Ver Isaías apenas como um pregador sobre eventos de sua época é ter apenas metade do quadro, pois Isaías é talvez mais conhecido por suas profecias sobre o futuro próximo e distante. Isaías 1-39 trata principalmente de eventos durante a vida do profeta, mas a última parte do livro é quase totalmente voltada para o futuro (do ponto de vista deles). Isaías 40 inicia uma seção importante que prevê o retorno de Judá do exílio babilônico no século 6 a.C. Os capítulos finais também olham além do tempo de Isaías, mas o período coberto é mais difícil de determinar.
O Novo Testamento encontra profecias sobre o Messias em muitos desses trechos, incluindo alguns na primeira parte do livro. As mais marcantes dessas profecias referem-se ao nascimento miraculoso de Jesus (Isaías 7.14) e seu sofrimento e morte (Isaías 53).
Portanto, os cristãos consideram Isaías um dos livros mais valiosos do Antigo Testamento.
Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.
Assine o site gratuitamente: