Salve-se

QUANDO SE TRATA da salvação, geralmente pensamos na iniciativa de Deus ao enviar à terra seu Filho amado e na sua graça que nos resgata de situação irremediável, do ponto de vista humano.

Há outro aspecto também que não deve ser esquecido.

Pedro continuou a dar o seu testemunho e, com muitas outras explicações, procurou convencê-los, dizendo:
— Saiam do meio dessa gente má e salvem-se! Atos 2.40 NTLH.

Na Bíblia somente Deus e Jesus são chamados de “Salvador”. O título é reservado a eles dentro das Escrituras Sagradas, pois somente eles salvam, no sentido primário.

O apóstolo Paulo escreveu sobre o que outros falavam a respeito dos cristãos na cidade de Tessalônica:

(…) vocês estão esperando que Jesus, o Filho de Deus, a quem Deus ressuscitou, volte do céu, esse Jesus que nos salva do castigo divino que está para vir. 1Tessalonicenses 1.10.

Há um sentido secundário para o conceito da salvação. Podemos salvar os outros. Isso significa que anunciamo-lhes Jesus, que agimos de tal forma que outros reconheçam a sua perdição e se arrependam. Ver 1Coríntios 7.16; 9.22.

Há também o sentido de salvar a nós mesmos. Não se trata de nos salvar por meio de nosso próprio mérito ou bondade. Tem a ver com atitudes concretas, essas reveladas por Deus, para nos colocar em posição de receber a sua graça salvadora.

Ao mesmo tempo, precisamos salvar-nos a nós mesmos. Isso significa fazer valer em nosso caso a salvação que somente Jesus tem condições de oferecer. Quando Pedro disse: “Salvem-se”, ele já tinha falado os termos do evangelho: arrependimento e imersão na água para receber o perdão dos pecados:

Pedro respondeu:
— Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados, e vocês receberão de Deus o Espírito Santo.
Atos 2.38

Neste sentido, salvar-se a si mesmo significa “ir a Deus” ou “chegar a Deus”, para que Jesus possa nos salvar, Hebreus 7.25. Temos que nos mexer para ser salvos. E mexer conforme orientação do Senhor. Fazer o que ele manda, não o que nós achamos melhor.

Sabemos que Jesus nos salva “do castigo divino que está para vir”. Mas Pedro disse que também é preciso nos salvar “saindo do meio dessa gente má”. O que ele queria dizer com isso?

Pedro se refere à sociedade da sua época como sendo perversa ou ímpia, principalmente, em relação aos judeus que rejeitaram Jesus como o Messias, mas em geral também, à humanidade que nunca melhora, nunca progride espiritualmente, não importa seus progressos tecnológicos. O destino humano é certo e é resumido por “perdição”. Ver Mateus 7.13; João 3.16; Filipenses 3.19.

Uma humanidade profundamente religiosa, mas perdida na sua religiosidade.

Salve-se do destino deste mundo, pois ninguém é bom, ninguém mesmo. Ver Romanos 3. É preciso tomar atitudes: fé, arrependimento, imersão na água para o perdão dos pecados, fidelidade, compromisso com Deus, seguimento de Jesus.

Estes não são pesados mas trazem alegria, uma alegria que não terá fim.

Salve-se e busque conhecer a vontade de Deus.

···

Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.

Assine o site gratuitamente: