Autoridade? Não o que parece melhor

POR JIM MASSEY ─ Todo estudo deve ter algum padrão de autoridade. Todas as perguntas devem ter alguma fonte confiável de respostas. Deve haver uma autoridade definida na qual todos possam confiar como sendo correta.

Como nosso tema é um assunto religioso, agora perguntamos: “Qual é a nossa autoridade no estudo da organização da igreja? Que padrão será usado para garantir que as perguntas recebam uma resposta correta?”

Alguns dirão que cada homem é livre para escolher o que acha que é certo na religião. “Apenas faça o que parece melhor,” dizem essas pessoas. “Cada pessoa é seu próprio padrão. Siga qualquer plano que funcione bem”.

Mas a opinião do homem não é o padrão de Deus na religião. A Bíblia diz que não cabe ao homem que caminha dirigir seus próprios passos, Jeremias 10.23. O caminho do homem pode parecer certo para si mesmo, mas o fim disso é o caminho da morte, Provérbios 14.12. Jesus disse que os mandamentos dos homens tornam o culto vão, Mateus 15.9.

Portanto, em qualquer questão religiosa, a opinião do homem não tem autoridade. Na organização da igreja, muitos homens dirão que seu plano é o melhor. Outros afirmarão que seu método funciona melhor. Mas as opiniões dos homens não são confiáveis. Não podemos conhecer a verdade perguntando o que parece melhor para nós mesmos.

O irmão Jim trabalhou na Índia, na Nigéria, na Jamaica e na Trindade, entre outros países. Era professor da língua grega, da língua inglesa e da Bíblia. Autor de muitos livros e estudos, escreveu um livro sobre a organização bíblica da igreja, do qual este artigo foi extraído.

···

Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.

Assine o site gratuitamente: