Nota: Uma das marcas da igreja do Senhor Jesus é a forma como ela é organizada. Esta organização, como todo o plano de Deus, é simples. Ela é oferecida no Novo Testamento como o modelo a ser reproduzido. Dois grupos de homens suprem a necessária estrutura de cada comunidade: os anciãos (também chamados de supervisores e pastores) e os servidores (muitas vezes chamados de diáconos). O artigo abaixo trata da necessidade do primeiro grupo para o bom andamento e progresso das comunidades.
POR STAN COX ─ De tempos em tempos, precisamos ser lembrados da importância do plano de Deus para as congregações. Um aspecto desse plano que muitas congregações atualmente não têm é um presbitério.
[Presbitério é um grupo de homens que servem como supervisores, guias e pastores. O termo é usado em 1 Timóteo 4.14.]
A razão para a falta de anciãos é irrelevante face à necessidade. Precisamos de anciãos porque:
A palavra bispo (termo grego é episkopos), significa supervisor, cf. 1 Timóteo 3.1. No plano de Deus, aqueles que estão engajados neste trabalho têm a grande responsabilidade de supervisionar o rebanho entre eles. Sem um ancião, essa supervisão está ausente.
A palavra presbítero (grego: presbuteros) indica um homem mais velho, um ancião, cf. 1 Pedro 5.1. Isso está de acordo com as qualificações. A idade capacita um homem com sabedoria e experiência suficientes para guiar o rebanho. Homens jovens podem não tomar decisões sábias e não recebem essa posição na casa do Senhor.
A palavra pastor (grego: poimen) significa um pastor de ovelhas, cf. Atos 20.28. É o trabalho de alimentar e proteger as ovelhas. Essas duas coisas compõem grande parte do trabalho do ancião. A alimentação é feita por meio da Palavra de Deus e a proteção é contra influências falsas e esforços malignos para prejudicar a congregação. Paulo alertou os anciãos da congregação de Éfeso: “surgirão em seu meio falsos mestres, lobos ferozes que não pouparão o rebanho” Atos 20.29 NVT. Sem anciãos, o rebanho de Deus fica vulnerável.
Qualquer congregação que não tenha anciãos está vulnerável e deve ter como intenção principal a nomeação de homens qualificados.
Stan é mestre americano no estado do Texas. Ele é autor e editor. O artigo acima foi levemente adaptado para nosso contexto.
Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.
Assine o site gratuitamente: