Batismo no Espírito Santo e no fogo

Subsídios para entender a frase em Mateus 3.11.

Muitos pentecostais e carismáticos afirmam que o batismo no Espírito Santo e no fogo é um só. (Eles dizem: "com" e não "em".) Identificam assim com o fenômeno de Atos 2. Alguém perguntou sobre o texto de Mateus 3.11, uma fala de João, o imergidor:

Eu vos batizo na água, (…); ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo (TEB).

Reuni vários comentários como subsídio para o estudo de um irmão que perguntou a respeito. Todos foram escritos por irmãos nossos, menos o primeiro e o último. Juntei todos abaixo, talvez ajude mais alguém.

Como cada citação é identificada antes, dispensamos aspas ou formatação de citação.

Citação do Comentário bíblico Oxford (2001):

A profecia do batismo no Espírito Santo e no fogo tem sido tradicionalmente interpretada de duas maneiras: ou fogo significa a mesma coisa que Espírito (cf. Atos 2), caso em que há apenas um batismo, ou refere-se ao julgamento escatológico, neste caso há dois batismos, um no presente e outro no futuro. Como Mateus em outro lugar associa o fogo não ao Espírito, mas ao julgamento, a segunda interpretação deve ser preferida.

O irmão Roger Dickson em Dickson teacher’s Bible:

E fogo: A liderança religiosa de Israel que rejeitou Jesus seria batizada no fogo na ocasião da destruição de Jerusalém em 70 d.C. No entanto, Deus lhes daria a oportunidade de ouvir o Filho e os apóstolos antes que ele fizesse chover julgamento sobre eles na destruição de Israel nacional.

O irmão E.M. Zerr, no seu comentário da Bíblia:

Há três batismos mencionados neste versículo, um administrado por João e dois pelo Senhor; os dois estavam no futuro quando John falou. Os três batismos ocorreram em elementos diferentes, a saber: água, Espírito Santo e fogo, e os três eram para três grupos diferentes de pessoas. O batismo nas águas administrado por João foi realizado em judeus penitentes e foi para a remissão dos seus pecados. O batismo do Espírito Santo administrado pelo Senhor foi realizado nos apóstolos e era para “guiá-los a toda a verdade” João 16.13. O batismo com fogo será administrado pelo Senhor (no dia do julgamento) sobre os não salvos e tem como propósito o castigo. O pronome simples vocês é usado por João porque ele sabia que em sua audiência havia homens que se tornariam apóstolos e, portanto, receberiam o batismo do Espírito Santo. Ele sabia também que alguns de seus ouvintes viveriam e morreriam em seus pecados porque seriam teimosos demais para se arrependerem, e estes receberiam o batismo de fogo. Mas ele falou à multidão como um todo e pretendia que os dois batismos fossem aplicados àqueles que os mereciam. Isto explica Atos 1.5 e 11.16 onde apenas o batismo do Espírito Santo é mencionado porque os apóstolos eram os únicos sendo considerados.

O irmão Burton Coffman, no seu comentário da Bíblia:

No Espírito Santo e no fogo… É visto como uma referência a dois batismos, em vez de apenas um, porque João enfaticamente dividiu seus ouvintes em duas classes, reforçando o ponto com uma metáfora dupla, primeiro da árvore infrutífera, e novamente da eira. Tanto no dia de Pentecostes como na casa de Cornélio foi recebido o batismo do Espírito, Atos 1.5; 2.4; 11.15-16. É significativo que tanto judeus como gentios estejam representados nestes dois grupos e que não haja outros exemplos deste batismo no Novo Testamento.

O irmão B.W. Johnson, em People’s New Testament — especialmente interessante:

E com fogo. O termo fogo é usado em Mateus 3.10 e significa uma agência destruidora; é usado novamente em Mateus 3.12 no mesmo sentido; é usado em Mateus 3.11, também, no versículo intermediário, e deve ser usado exatamente no mesmo sentido que nos outros dois versículos. Não pode significar uma maldição em Mateus 3.10 e Mateus 3.12, e uma bênção em Mateus 3.11, sem uma palavra de explicação. É estranho, portanto, que os comentaristas não concordem que o batismo de fogo é um batismo de juízo e sofrimento. Houve duas classes de pessoas diante de John. Alguns se arrependeriam e seriam finalmente batizados no Espírito Santo; houve outros que permaneceriam impenitentes e seriam batizados nas terríveis provações que sobreviriam a Israel. O próximo versículo explica isso. João diz nele que existe o trigo e o joio; um será recolhido no celeiro e o outro queimado.

O irmão Charles Box:

Que símbolos coloridos foram usados ​​para mostrar aos judeus a urgência de seu arrependimento para se prepararem para Jesus: (a) um machado posto à raiz da árvore, (b) um batismo de fogo e (c) a pá para separar trigo da palha. João prometeu a ira de Deus sobre aqueles que não se arrependessem. O machado era um machado do julgamento e da vingança de Deus. O batismo de fogo é o das tribulações e das aflições. Aqueles que não se arrependerem serão separados pela pá de Deus para enfrentarem a destruição certa.

Tradução ecumênica da Bíblia:

(…) parece preferível admitir que o fogo não muda de sentido do v. 11 para o v. 12, onde se trata realmente de um castigo; o fogo representa pois, de preferência, a cólera (cf. 3,7 nota), correlato necessário (cf. Rm 1,16-18) da participação na santidade de Deus (a conjunção e acrescentaria então um matiz especial).

··· Assine o site gratuitamente:


 

One Comment

Comment 2023-08-30

Querido irmão
Muito bom e pertinentes estas explicações.