Um querido irmão e amigo postou recentemente uma excelente citação de um evangelista de outro século:
A única e verdadeira igreja do Novo Testamento é o corpo de Cristo; todo cristão é membro dela; e não há organização além das congregações locais dentro dela. Aquilo que faz de um homem um cristão o constitui como membro da igreja, e todo cristão pertence, trabalha e adora em e através da congregação local onde quer que esteja. Todo o resto deve ser desenterrado; e se eu não puder desenterrá-lo, Deus pode, e ele o fará. “Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada” Mateus 15.13 (Letters and Sermons of T.B. Larimore, págs. 227-228).
Vamos perdoar por enquanto a frase infeliz: “membro da igreja”, frase esta que é uma mistura de termos não encontrados juntos no NT.1
Você reparou o que o irmão Larimore escreveu: “não há organização além das congregações locais dentro dela”. A frase é corretíssima. Com frequência eu afirmo que Jesus prometeu estabelecer ─ e estabeleceu mesmo ─ uma única coisa, a igreja.
Respondi ao irmão que postou esta citação que eu duvidava que a irmandade acredite ainda nesta verdade. A irmandade está cheia de organizações além da congregação local e o número delas cresce mais a cada dia.
Já muitos entre nós não acreditam também no princípio de falar como/quando a Bíblia fala e de se calar quando a Bíblia se cala. Afirmar que isso é problema é pouco, pois estes princípios definem em grande parte a nossa identidade como igreja de Deus.
Quando o homem começa a ir além do que está escrito, 1 Coríntios 4.6, para acrescentar ao plano de Deus e quando ele fala de forma diferente com palavras ou sentidos que não se encontram na Bíblia, a igreja se torna mais uma religião entre tantas outras.
A internet é lugar perigoso. Depois de lutar corajosamente por bastante tempo contra o spam na área dos comentários do site, tomei a opção nuclear de desligá-los completamente. Se alguém gostaria de comentar, pode utilizar o formulário cujo link é incluído no final de cada artigo. Continua sendo processo fácil e rápido para comentar os artigos. E quem sabe que um comentário ou outro entre num artigo futuro.
-
Um dia irmãos encontrarão nos meus escritos frases infelizes também. Para uma análise desta frase: “membro da igreja”, ver meu trabalho: Vícios da igreja. ↩
Comente este artigo por meio deste formulário: RM
Assine o site gratuitamente: