Uma frase no final do livro de Eclesiastes chama-nos a atenção.
Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem. Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal. Eclesiastes 12.13-14 NVI.
A tradução acima é boa: “o essencial”. Outras versões bíblicas chamam isso de “propósito”, “dever” ou ainda “a coisa mais importante”. A frase na língua original é algo assim, como vertida pela Tradução brasileira de 2010: “porque isso é o tudo do homem”.
Podemos sobreviver sem muitas coisas, mas se não temos este tipo de relacionamento com Deus, perdemos o sentido da vida.
Uma outra maneira de entender esta frase sucinta é assim: “pois ser homem é isso”. Assim que traduz a Nova Bíblia pastoral de 2015. Se queremos saber o que significa a essência do ser humano, pode ser resumido no relacionamento com Deus que mostra para com ele profunda reverência e completa obediência.
E mais: isso é para toda pessoa. Apesar das diferentes personalidades, preferências e maneiras de fazer as coisas, há algo que todos compartilham. A natureza humana na sua essência não é afetada ou modificada pelas diferenças.
Algumas pessoas temem perder sua identidade na conformidade à vontade de Deus. Na realidade, encontramos no temor e na obediência o verdadeiro ser.
Esta identidade que Deus nos criou vale em todas as épocas e em todos os lugares. Em Cristo se torna, se é que seja possível, mais real ainda.