Vivendo pela fé

POR JUNIOR PONSO ─ Já percebeu que o discípulo de Cristo vive uma vida exatamente ao contrário do que as pessoas chamam de uma “vida normal”? Se prestarmos atenção nos dois versículos abaixo, está vendo como parece que andamos na contramão?

“Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos” 2Co 5.7.

“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” Hb 11.1.

Mas é exatamente isso que aqueles que querem servir verdadeiramente a Cristo devem fazer! E se não é assim que decidimos viver nossa vida cristã, estamos errados.

Enquanto a maioria das pessoas planejam suas vidas baseadas naquilo que estão vendo, nós somos chamados a viver não por aquilo que vemos, mas por aquilo que não vemos mas que temos a certeza que teremos um dia. Enquanto o mundo vive tentando dar passos numa direção segura (pelo menos o que eles chamam de “seguro”), os discípulos vivem com total certeza em algo que não conseguem enxergar.

Mas ao mesmo tempo esse tipo de olhar que o cristão deve ter é exatamente aquilo que é o mais seguro. Não para o mundo em geral, mas para nós que confiamos em Deus. O mundo vive se agarrando naquilo que ele acha que lhe dá mais segurança, algo palpável, mas que na verdade é pura ilusão. Nós devemos viver aguardando algo que ainda não temos e nem podemos ver concretamente, mas que é a mais pura realidade.

Coisas tão desconexas entre si, mas que mostram a realidade. Por isso a Bíblia diz que o discípulo fiel foi “separado do mundo” (a palavra “santo” na Bíblia significa “separado”) e é essa a ideia de sermos chamados de santos, pois fomos separados por Deus para vivermos uma vida diferente. E nada mais diferente do que viver pela fé, aguardando algo que não vemos e tendo certeza de que alcançaremos algo que não está ao alcance de nossos olhos e nem de nossas mãos.

E dentro desse maravilhoso “quebra cabeça espiritual” que é a Bíblia, encontramos de novo Paulo falando sobre isso em 1Co 1.18-25. Ele relata que para o mundo a mensagem da cruz é loucura pois se baseia em coisas que o mundo não consegue entender. Mas a mensagem de Deus foi feita para ser entendida por “pessoas espirituais” e não por “pessoas naturais” 1Co 2.13-15.

Assim, é um maravilhoso privilégio ter sido escolhido e separado por Deus para viver uma vida onde nossa confiança e esperança está depositada em algo que ainda não vemos mas que temos a certeza de sua existência pela nossa fé. E como vimos, sendo a fé aquilo pela qual devemos viver, estamos absolutamente dependentes de Jesus Cristo, aquele que é o “autor e consumador da fé” Hb 12.2.

E como ser dependente de Jesus Cristo é maravilhoso, já que é o único que pode nos dar a salvação, para que temer?

··· Assine o site gratuitamente: