Daniel: destaque entre destaques

POR JUNIOR PONSO ─ A história de Daniel na cova dos leões, que encontramos em Daniel 6, nos traz ensinamentos preciosos sobre como ser um exemplo mesmo nos piores momentos.

DESTAQUE ENTRE DESTAQUES

Daniel era um estrangeiro que havia sido trazido cativo anos antes para a Babilônia. O rei Dario, governante medo-persa, era quem estava no poder então. Daniel, devido ao fato de Deus reconhecer sua fidelidade, é colocado em elevada posição no reinado de Dario e mesmo nessa posição ainda se destacava como sendo o melhor dos melhores.

SEM PRETEXTO

Os inimigos de Daniel procuravam qualquer motivo para poderem acusar Daniel de alguma falta, mas não encontraram nenhum pois ele não tinha nada para ser acusado. O servo fiel de Deus não deve dar nenhum pretexto para que os outros possam o acusar de coisa alguma.

FIDELIDADE PODE CAUSAR INVEJA

Os outros encarregados do reino de Dario irão se incomodar com essa alta posição de Daniel e irão arquitetar um plano para o prejudicar. Irão persuadir o rei a assinar um decreto que punisse qualquer pessoa que fizesse um pedido a qualquer deus ou homem senão ao próprio rei, pois sabiam que Daniel diariamente levava suas orações a Deus.

CONFIE EM DEUS

Quando soube do decreto do rei Daniel não se desesperou, não reclamou nem foi se queixar com o rei. Sua atitude foi a mesma de sempre; se colocou de joelhos e deixou que Deus se encarregasse do que seria feito. Ele apenas deu graças a Deus. Mesmo numa grande dificuldade é com os joelhos no chão que o discípulo irá achar as respostas.

FAÇA CONHECIDA SUA DEVOÇÃO

O próprio rei Dario, ao mandar Daniel para a cova dos leões, reconhecia que ele era um servo fiel e que servia a Deus continuamente. Faça com que as pessoas saibam que você serve a um Deus vivo!

FIEL A DEUS E CUMPRIDOR DOS DEVERES

Ao ser salvo da morte na cova dos leões por Deus, Daniel afirma ser fiel a ele mas também submisso à autoridade do rei. A obediência e fidelidade a Deus envolve o cumprimento de nossos deveres seculares, desde que não firam a sã doutrina.

EXALTAÇÃO À DEUS

Ao final, Dario reconhece que o Deus de Daniel é quem salva e protege e faz com que todos os moradores do reino passem a conhecê-lo. Através da fidelidade de Daniel o nome do Senhor foi engrandecido e exaltado. A maneira como você serve a Deus pode fazer com que outras pessoas sigam seu exemplo. Não se esqueça disso.

··· Assine o site gratuitamente: